Os licenciamentos na Federação de Triatlo de Portugal começaram no dia 15 de novembro de 2020.
Aproxima-se a a nova época e com ela a esperança que o próximo ano nos traga a retoma à normalidade das nossas atividades desportivas e do calendário de Triatlo. Leia este documento até ao final, seguindo posteriormente os procedimentos nele descritos, caso seja a sua intenção fazer o licenciamento na Federação de Triatlo de Portugal.

Aumentámos as vantagens para os atletas licenciados na Federação de Triatlo de Portugal que terão acesso aos PROGRAMAS DE APOIO da FTP e ainda aos seguintes benefícios:

– Ficar abrangido por um Seguro Desportivo de Acidentes Pessoais e um Seguro de Responsabilidade Civil contra Terceiros (consulte Informações Sobre Seguros) que cobre os sinistros ocorridos em treino e competição nas três modalidades que compõem o triatlo;

– Informação privilegiada sobre todos os eventos da modalidade;

– Ser incluído nos rankings das competições nacionais;

– Participar nos Campeonatos Nacionais reservados a atletas federados;

– Facilidade nos procedimentos de inscrição em provas;

– Usufruir dos serviços do Gabinete Médico especializado da FTP e de um protocolo para exames, com 15% de desconto, nas clínicas da rede IMI;

– Dispor de acessórios próprios para competição (chip, dorsal, touca e placa para a bicicleta);

-Possibilidade de representar Portugal em Campeonatos da Europa e do Mundo para Grupos de Idade (Age-groups/Amadores);

– Possibilidade de obter produtos a preços privilegiados através dos Parceiros e Fornecedores Oficiais.

Ao pertencer a um Clube Associado da FTP terá também acesso:

– Disputar os prémios monetários coletivos;

– Ao apoio monetário à deslocação dos clubes para provas em todo o território nacional;

– Ao apoio monetário aos clubes com atletas das Escolas de Triatlo Jovem.

– Apoios no valor do Seguro;

– Ao apoio monetário aos clubes que criem Escolas de Triatlo;

– Ao apoio administrativo, técnico e monetário à criação e ao funcionamento de Escolas de Triatlo.

PROCEDIMENTOS DO LICENCIAMENTO:

As licenças de 2021 serão válidas do dia 1 de janeiro de 2021 até ao dia 31 de dezembro de 2021. O período normal de renovação de licenças decorrerá entre 15 de novembro de 2020 e 14 de novembro de 2021 aqui

Os licenciamentos realizados de 15 de novembro a 31 de dezembro de 2020 beneficiam de um desconto de 10% sobre a licença do atleta. Os atletas que em 2020 estiveram licenciados por um clube e que em 2021 pretendem fazer a época noutro clube deverão licenciar-se também neste período.

Para que o pedido de licenciamento produza efeito antes da realização da primeira prova do Calendário, o mesmo deverá ser presente à Direção da FTP até ao 8º dia útil imediatamente anterior ao do dia de prova. Para as restantes provas do calendário, as propostas devem ser presentes à Direção até ao 6º dia útil anterior à prova em questão.

O pedido de licenciamento dos Clubes e dos Atletas para 2021 deve ser feito on-line, a partir do site da FTP (em caso de dificuldade no procedimento consulte por favor os vídeos de apoio de licenciamento de Clubes e Atletas).

Só será possível os Clubes adicionarem atletas após o seu processo de Associação completo – Registo (para os novos clubes), pagamento da Taxa de Licença de Clube através da Referência Multibanco gerada pelo carrinho de compras e envio da ficha de licenciamento do treinador do Clube (de grau 2) devidamente preenchida e acompanhada da digitalização da Cédula de Treinador de Triatlo válida, emitida pelo IPDJ.

Após a validação da ficha de licenciamento do treinador do clube, o clube fica então licenciado para 2021 e poderá começar a licenciar os atletas.

Alertamos para o facto de que sem o envio da ficha de licenciamento do treino, o processo de licenciamento do clube e dos atletas não irá avançar (caso o clube tenha dificuldade neste ponto deverá contactar a FTP).

Uma vez introduzidos on-line os dados das licenças devem ser remetidos à Secretaria da FTP (21 446 48 20) os seguintes documentos:

Exame Médico Desportivo (apenas o talão branco do impresso próprio do IPDJ, integralmente preenchido). O Exame Médico Desportivo passa a ter a validação de um ano desde o dia em que o mesmo é validado nos nossos serviços até ao final do mês do ano seguinte (Exemplo: Um exame médico entregue e validado no dia 15 de novembro de 2020 fica válido até ao final de novembro de 2021);

Sugestão: Para que os atletas possam ficar com o exame médico válido para toda a época desportiva, deverão entregar o mesmo o mais cedo possível a partir do início do ano pois fica válido até ao início do ano seguinte (Exemplo: Um exame médico entregue e validado no dia 2 de janeiro de 2021 mantém-se válido até ao final de janeiro de 2022).

Declaração de autorização de realização de controlos antidopagem para atletas menores de idade para a época corrente.

CUSTOS DO LICENCIAMENTO DE ATLETAS

Agregados a Clubes – €20,00

Individuais – €30,00

Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis – €10,00

Seguro Desportivo

Taxa de Seguro Desportivo Obrigatório – € 18,50

Benjamins, Infantis, iniciados e Juvenis, apenas se estiverem integrados em Escolas de Triatlo – ISENTOS

Custo de aquisição do chip MYLAPS: € 25,00

Custo de aquisição da banda para o chip: € 1,00

Custo de aquisição do porta-dorsal: € 2,00

A aquisição do chip, banda do chip e porta-dorsal deverá ser efetuada através da Área Reservada do atleta e o pagamento pela Referência Multibanco gerada pelo carrinho de compras.

IBAN para Licenciamentos e aquisição de chip´s:

PT50 0035 0277 00010132130 60

CUSTOS DOS ASSOCIADOS EFECTIVOS (CLUBES) Clubes e Associações sem Denominação Comercial – € 100,00 Clubes com Denominação Comercial – € 200,00

NOTA:

Os Clubes (na primeira associação) devem entregar na FTP cópia do Estatutos e cópia do Cartão de Contribuinte. A regularização do processo de licenciamento fica pendente da entrega de todos os documentos supracitados considerados obrigatórios.

Todos os assuntos relacionados com licenciamentos e pagamentos de licenciamentos devem ser dirigidos a licenciamentos@federacao-triatlo.pt

Pagamentos relacionados com os licenciamentos:

O pagamento deverá ser feito pela referência multibanco obtida no processo de licenciamento online.

GABINETE MÉDICO

O gabinete médico da Federação não se encontra atualmente em funcionamento, aguardamos alterações em breve que comunicaremos por newsletter e através do site da FTP.

MUDANÇA DE ESCALÃO ANTES DA IDADE PRECONIZADA

A mudança para o escalão imediatamente a seguir ao correspondente à idade do atleta, poderá ser feita através da apresentação de um novo exame médico-desportivo com a indicação “Apto para o Escalão Seguinte”.

No caso de a mudança requerida ser para além do escalão imediatamente a seguir ao da idade do atleta, o mesmo deverá seguir os termos definidos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e que poderá consultar aqui

Somos parceiros da revista Triatl3ta, caso pretenda um contacto da parte da editora para assinar as revista ou saber os desconto de filiado envie um email para triatl3ta@triatl3ta.pt

A FTP espera que se encontre bem de saúde desejando-lhe uma excelente época em 2021!