A Conferência de Imprensa teve lugar em Alhandra, no mesmo local onde se vai realizar esta competição. 

Realizou-se hoje, dia 4 de outubro, junto às instalações náuticas do Alhandra Sporting Club, a Conferência de Imprensa do Campeonato Europeu de Clubes por estafetas mistas, prova que se realiza amanhã, dia 5 de outubro, no mesmo local, às 9h30.

Neste formato muito dinâmico, cada elemento da estafeta terá que completar um triatlo super sprint com 250 metros a nadar, 6,75 km de ciclismo e 1,7km de corrida. A natação é realizada no rio Tejo, o ciclismo percorre a Nacional 10 entre Alhandra e o Sobralinho e a corrida será realizada neste passeio ribeirinho entre Alhandra e Vila Franca sempre com o rio a acompanhar o trajeto.

À tarde, a partir das 16h45, realiza-se a última etapa do Campeonato Nacional de Clubes no formato de Estafetas.

Na conferência de imprensa estiveram presentes o vereador do desporto António Felix, em representação da entidade anfitriã, a Câmara de Vila Franca de Xira e Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal. Marcaram presença também alguns atletas dos clubes nacionais que irão alinhar na partida de amanhã.

António Felix «considera excelente receber uma prova europeia pela primeira vez, num local que integra a melhor escola de triatlo nacional e por onde passaram grandes talentos, como é o caso de João Pereira». O vereador acrescenta que é também um grande incentivo, principalmente para as camadas mais jovens, conviverem de perto com os grandes atletas, já que essa proximidade pode constituir fonte de inspiração para experimentar ou evoluir nesta modalidade. Na antecipação da prova, António Felix comenta: «Temos excelentes condições para a prática do triatlo, o rio, o passeio ribeirinho, as estradas e tem tudo para correr bem, o mais importante é que ninguém se magoe!»

Vasco Rodrigues afirma que a escolha de Alhandra para receber esta competição prende-se com várias razões: ‘a tradição no triatlo, boas condições para a realização de uma competição deste género e, também, ter uma escola de referência da modalidade’. O presidente da Federação de Triatlo de Portugal espera ter uma prova ao mais alto nível, uma vez que existem equipas muito fortes a participar. «Antecipo uma prova de muita qualidade, não tenho dúvidas que existirão equipas nacionais a lutar pelos lugares cimeiros, será uma prova competitiva e muito dinâmica».

Os triatletas marcaram também presença na Conferência de Imprensa, com o Sport Lisboa e Benfica em peso, com os quatro atletas de elite, entre eles Katie Zaferes (campeã mundial e número 1 do ranking), João Silva, Melanie Santos e João Pereira. Com esta equipa, o Sport Lisboa e Benfica que foi campeão em 2017 e alcançou a medalha de bronze no ano passado, vai tentar reconquistar o título. Como suplentes irão estar Vera Vilaça, Vasco Vilaça e Miguel Arraiolos.

Katie Zaferes afirma que ‘vai tentar juntamente com os outros elementos da sua equipa subir ao mais alto lugar do pódio, uma vez que no ano passado conquistaram o bronze, dizendo também que as participações nestas competições por estafetas mistas funcionam como experiências de aprendizagem para a competição para que todos se estão a preparar: os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Melanie Santos, que teve uma época complicada devido a lesão, explica que não teve uma temporada brilhante, mas se encontra em forma para esta competição e para as duas provas da Taça do Mundo que ainda vão acontecer. «Esta é uma prova que tem um dinamismo diferente, tudo ponde acontecer, podemos estar na primeira posição e depois deixar de estar muito rapidamente, tudo acontece muito depressa, é uma prova ainda mais imprevisível!»

João Silva, para quem a prova de 2018 foi especial, já que sua primeira filha nasceu na noite anterior, celebrando agora o seu primeiro aniversário, diz que ficou contente que esta prova – super sprint em estafetas mistas – passasse a ser incluída nos Jogos Olímpicos, já que ‘tem um formato muito do agrado do público e pode ser inspiradora para quem está a iniciar-se no triatlo’. «Sinto-me preparado para esta competição, em conjunto com os elementos da minha equipa é possível chegar ao pódio!»

Por seu lado, João Pereira, afirma que fez um bloco específico para este mini triatlo, treinando, por exemplo, a explosividade ou as transições que nesta competição assumem especial importância. «O ideal seria entregar que o primeiro elemento entregasse o testemunho na primeira posição e que assim se mantivesse. Vamos ver, mas acredito que é possível um lugar no pódio, e ainda melhor do que no ano anterior!»

Na conferência estiveram também presentes os triatletas que integram a equipa de estafetas mistas do Portugal Talentus, outro clube que estará a disputar a prova de elite. Em competição estará o português Alexandre Nobre, 5º na Taça da Europa de Sines, 6º no Campeonato da Europa em Kazan, que irá competir juntamente com a austríaca Therese Feuersinger, 5º europeu sub 23 em Valência, Jonas Schomburg, da Alemanha, 5º Taça do Mundo Weihai, China e Chelsea Burns, dos Estados Unidos, 2ª Taça do Mundo Myazaki no Japão.

Alexandre afirma que todos os detalhes são importantes numa prova tão explosiva como esta.  «É uma prova muito especial, já que tudo acontece tão rápido que não há margem para erros e para que a prova saia como ambicionamos». O triatleta do Portugal Talentus refere ainda que todos os elementos da equipa estão à altura do desafio e que vão por isso tentar lutar pelos lugares cimeiros. «Vimos claramente com a intenção de tentar as medalhas, o nosso clube trouxe uma equipa forte e queremos representar bem Alverca e o concelho de Vila Franca de Xira onde estamos sedeados.»

O Clube de Natação Torres Novas, equipa que irá comparecer na prova de elite, não conseguiu estar presente nesta conferência. Alinhará na partida com Madalena Almeida 4º Taça da Europa de Sines e 5ª na Taça da Europa em Quarteira, Ricardo Batista, Campeão do Mundo Juniores 2019, Emma Varga da Suécia, e José Vieira, 4º na Taça da Europa de Bled.

Ainda assim, Ricardo Batista, campeão mundial de juniores 2018, comentou a competição. «O ano passado integrei a equipa por estafetas na prova de júnior, este ano vou para a elite (embora não seja a primeira), o que significa sempre uma pressão acrescida por causa dos adversários serem um pouco mais fortes. Mas sinto-me forte e confiante para a competição!»

A equipa francesa Poissy Triathlon – clube campeão em título – alcançou a vitória no Campeonato Europeu de Estafetas Mistas em 2018, tanto na prova da elite como em juniores. Na prova de elite deste ano irá competir Cassandre Beaugrand, Léonie Périault, Dorian Coninx, Anthony Pujades, uma boa equipa que vem de França para disputar a competição.

As equipas juniores em prova

Na competição júnior contamos com o Alhandra Sporting Club (medalha de bronze em 2018), com o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal.

A representar o Alhandra Sporting Club esteve Inês Rico que irá participar com François Vie, Gabriela Ribeiro e Afonso Nunes. Inês, de apenas 17 anos, afirma que não participou na prova no ano passado, mas que está confiante e se, por um lado, ‘em casa’ sente a pressão acrescida, é também verdade que tem um maior apoio do público o que é sempre muito motivante.

O Sport Lisboa e Benfica incluirá na sua equipa Beatriz Pinto, Alexandre Silva, Mariana Carvalho e João Menino. Alexandre Silva em representação do seu clube afirmou que ‘vai dar o seu melhor a representar as cores do clube e sente confiança na equipa que irá competir ao seu lado.’

O Sporting Club de Portugal estará com a equipa formada pela Lúcia Vera Cruz, João Dias, Maria Caraballo e Luís Gomes.

Boa sorte a todos os clubes e atletas!

Pode ver a prova em direto a partir das 9h30 aqui