Licenciamentos 2019

INFORMAÇÕES

A nova época aproxima-se rapidamente e os eventos com vantagens especiais para os atletas licenciados na Federação de Triatlo de Portugal são ainda mais!

Ao licenciar-se na época 2019 terá acesso aos vários PROGRAMAS DE APOIO DA FTP e ainda aos seguintes benefícios:

1. Informação privilegiada sobre todos os eventos da modalidade;
  2. Ser incluído nos rankings das competições nacionais;
  3. Participar nos Campeonatos Nacionais, reservados a atletas federados;
  4. Facilidade nos procedimentos de inscrição em provas;
  5. Ficar abrangido por um Seguro Desportivo (consulte Informações Sobre Seguros), que cobre os sinistros ocorridos em treino e competição, nas três modalidades que compõem o triatlo;
  6. Usufruir dos serviços do Gabinete Médico especializado da FTP e de um protocolo para exames, com 15% de desconto, nas clínicas da rede IMI;
  7. Dispor de acessórios próprios para competição (chip, dorsal, touca);
  8. Possibilidade de representar Portugal em Campeonatos da Europa e do Mundo para Grupos de Idade (Age-groups/Amadores);
  9. Possibilidade de obter produtos a preços previligiados através dos Parceiros e Fornecedores Oficiais;

Ao pertencer a um Clube Associado na FTP irá dispor ainda de:

1. Possibilidade de disputar os prémios monetários colectivos;
  2. Apoio monetário à deslocação dos clubes para provas em todo o território nacional;
  3. Apoio monetário aos clubes com atletas das Escolas de Triatlo Jovem. Apoiados no valor do Seguro;
  4. Apoio monetário aos clubes que criem Escolas de Triatlo;
  5. Apoio administrativo, técnico e monetário à criação e ao funcionamento de Escolas de Triatlo.

LICENCIAMENTOS ÉPOCA 2019

As licenças 2019 serão válidas até ao dia 31 de Dezembro de 2019. O período normal de renovação de licenças decorrerá entre 15 de Novembro de 2018 e 14 de Novembro de 2019. Os licenciamentos realizados de 15 de Novembro a 31 de Dezembro de 2018, beneficiam de um desconto de 10% sobre a licença do atleta.

Para que o pedido de licenciamento produza efeito antes da primeira prova do Calendário deverá ser presente à Direcção da FTP até ao 8º dia útil, imediatamente anterior ao do dia de prova. Para as restantes provas do calendário, as propostas devem ser presentes à Direcção até ao 6º dia útil anterior à prova em questão.

O pedido de licenciamento dos Clubes e dos Atletas para 2019 deve ser feito on-line, a partir do site da FTP (em caso de dificuldade no procedimento consulte por favor os vídeos de apoio de licenciamento de Clubes e Atletas).

Os Clubes apenas poderão adicionar atletas, após o seu processo de Associação completo – Registo (para os novos clubes) e pagamento da Taxa de Licença de Clube através da Referência Multibanco gerada pelo  do carrinho de compras.

Uma vez introduzidos on-line os dados das licenças devem ser remetidos à Secretaria da FTP (21 446 48 20) os seguintes documentos:

• Exame Médico Desportivo (apenas o talão de cor branca do impresso próprio do IPDJ, integralmente preenchido);

• O Exame Médico Desportivo passa a ter a validação de um ano desde o dia em que o mesmo é validado nos nossos serviços até ao final do mês do ano seguinte (Exemplo: Um exame médico entregue e validado no dia 15 de Novembro de 2018 fica válido até ao final de Novembro de 2019).
  • Sugestão: Para que os atletas possam ficar com o exame médico válido para toda a época desportiva, deverão entregar o mesmo o mais cedo possível a partir do início do ano pois fica válido até ao início do ano seguinte (Exemplo: Um exame médico entregue e validado no dia 2 de Janeiro de 2019 fica válido até ao final de Janeiro de 2020).

• Declaração de autorização de realização de controlos antidopagem para atletas menores de idade para a época corrente.

CUSTOS DO LICENCIAMENTO DE ATLETAS:

Agregados a Clubes – €20,00
Individuais – € 30,00

Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis – 10 €

Seguro Desportivo
Taxa de Seguro Desportivo Obrigatório – € 18,50

Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis, apenas e só, quando integrados em Escolas de Triatlo – ISENTOS

Custo de aquisição dos chip MYLAPS: € 25,00 (sendo que deste valor 15,00€ são caução, pelo que o atleta irá reaver este montante, sempre e quando proceda à devolução do mesmo).

A aquisição do chip, deverá ser efetuada através da Área Reservada do atleta e o pagamento pela Referência Multibanco gerada pelo carrinho de compras.

IBAN para Licenciamentos e aquisição de chip´s:

PT50 0035 0277 00010132130 60

CUSTOS DOS ASSOCIADOS EFECTIVOS (CLUBES):
Clubes e Associações sem Denominação Comercial – € 100.00
Clubes com Denominação Comercial – € 200.00

NOTA:
Os Clubes (na primeira associação) devem entregar na FTP cópia do Estatutos e cópia do Cartão de Contribuinte. A regularização do processo de licenciamento fica pendente da entrega de todos os documentos supracitados considerados obrigatórios.

Para obter ou renovar o licenciamento, os Clubes devem remeter à FTP uma ficha do treinador do Clube devidamente preenchida, acompanhada da digitalização da Cédula de Treinador, emitida pelo IPDJ.

Todos os assuntos relacionados com licenciamentos e pagamentos de licenciamentos devem ser dirigidos a licenciamentos@federacao-triatlo.pt .

Pagamentos relacionados com os licenciamentos:

O pagamento deverá ser feito pela referência multibanco obtida no processo de licenciamento online.

————————————————————————————————————————————————————–

GABINETE MÉDICO

A Federação disponibiliza aos seus atletas licenciados apoio médico, para consultas e avaliações para o Exame Médico Desportivo.

As marcações devem ser efectuadas para a secretaria, através do telefone 214 464 820, ou através do mail secretaria@federacao-triatlo.pt .

Para o Exame Médico desportivo, os atletas deve trazer o impresso do Exame preenchido e devem fazer-se acompanhar dos seguintes Exames complementares:

• ECG – para atletas com idade até aos 34 anos;
  • Prova de Esforço – para os atletas com 35 anos ou mais;
  • Análises ao sangue;
  • Análises à urina tipo II;
  • RX ao tórax (serve um RX  com menos de 4 anos).

(O impresso para o Exame Médico Desportivo, encontra-se abaixo, nos documentos para download)

MUDANÇA DE ESCALÃO ANTES DA IDADE PRECONIZADA

A mudança para o escalão imediatamente a seguir ao correspondente à idade do atleta, poderá ser feita através da apresentação de um novo exame médico-desportivo com a indicação “Apto para o Escalão Seguinte”. No caso da mudança requerida ser para além do escalão imediatamente a seguir ao da idade do atleta, o mesmo deverá seguir os termos definidos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e que poderá consulta aqui.

————————————————————————————————————————————————————–

FORMULÁRIO PARA REQUISITAR MATERIAL DANIFICADO

AQUISIÇÃO DE CHIP

DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD

Atletas

icon Declaração de autorização de realização de controlos antidopagem para atletas menores de idade (ADOP)

icon Comunicado 10/06 sobre os Exames Médicos Desportivos

icon Informação 1 do IDP sobre as Fichas de Exame Médico

icon Informação 2 do IDP sobre Exame Médico

icon Informação 3 do IDP sobre Exame Médico

icon Exame Médico_2019 (editável)

iconExame Médico_2019 (Modelo Preenchimento)

Paratriatlo

Os atletas que já têm uma classificação atribuída pela ITU não precisam de preencher o Formulário de Diagnóstico Médico para atletas com deficiência física.

icon Ficha de Licenciamento Paratriatlo FTP

Treinadores

icon Ficha de Licenciamento de Treinadores 2019

Árbitros