A FEDERAÇÃOCLUBES E ATLETAS
  ÚLTI MAS NOTÍCIAS
 
 
banner_triescola.png
banner_trijamor.png
 
 
FORMAÇÃO
 
   
 
AGE GROUPS
 
agegroups.png
   
 
ARBITRAGEM
 
     
English
COMPETIÇÕESRESULTADOSALTO RENDIMENTOCOMUNICAÇÃOMULTIMÉDIA
  Entrada seta COMUNICAÇÃO seta NOTÍCIAS seta João Silva e Pamella Oliveira vencem em Vila Real de Santo António
   
João Silva e Pamella Oliveira vencem em Vila Real de Santo António PDF Imprimir e-mail

Disputou-se hoje em Vila Real de Santo António o Campeonato Nacional de Clubes em Triatlo, que teve como vencedores João Silva do Sport Lisboa e Benfica e Pamella Oliveira do C.D. Águias de alpiarça.

 

Na classificação por Equipas Masculinas, o Sport Lisboa e Benfica, alcançou o 1º lugar com os atletas João Silva, Gil Maia e Bruno Pais.  O Portugal Talentus com Jorik Van Egdom , Antonio Benito e Alexandre Nobre, alcançou o 2º lugar. Em 3º lugar ficou o C.D. "Águias" de Alpiarça, com os atletas Rui Tenrinho, Wesley Matos e Alejandro Cañas.

Na classificação por equipas Femininas, o lugar mais alto do pódio, foi alcançado pelo C.D. "Águias" de Alpiarça com as atletas Pamella Oliveira, Ana Filipa Santos e Bárbara Santos. O Sporting CP com Katarina Larsson, Liliana Alexandre e Ana Casteleiro, alcançou o 2º lugar. No último lugar do pódio, ficou o Teleperformance - "Os Belenenses" , equipa constituída pelas atletas Madalena Almeida, Vera Vilaça e Maria Teresa Raposo.

Na prova masculina e no final do segmento de natação, Pedro Gaspar, Rui Tenrinho e João Silva foram os primeiros a chegar ao parque de transição, para iniciarem o segmento de ciclismo. João Silva com uma transição muito rápida, não permitiu que os seus adversários colassem, iniciando o percurso de ciclismo isolado. No final da 1ª volta de 10km continuava isolado, mas na 2ª volta deste segmento viria a ser alcançado pelo seu colega de equipa Bruno Pais e pelo atleta João Ferreira do Garmin Olímpico de Oeiras. Estes três atletas chegaram ao parque de transição com alguns segundos de vantagem, sobre um numeroso grupo que vinha em sua perseguição. No segmento de corrida, João Silva partiu mais rápido que os seus companheiros de fuga, percorrendo os 5 km em 15'33", cortando a meta completamente isolado. Na corrida, o holandês Jorik Van Egdom e o espanhol Antonio Benito, demonstraram ser mais fortes que os restantes atletas e terminaram a prova, respetivamente em 2º e 3º lugar.

O pódio final da prova masculina, ficou composto com João Silva que alcançou o 1º lugar em 00:54:37. A 42 segundos, terminou  Jorik Van Egdom da Portugal Talentus, em 2º lugar com 00:55:20 . Em 3º lugar e a fechar o pódio,  Antonio Benito da Portugal Talentus completou a sua prova 00:55:22, ou seja, apenas a 2 segundos do segundo classificado.

João Silva considera que a "prova correu muito bem", afirmando que tem tudo para vingar no futuro, com todas as condições climatéricas. "Nesta altura do ano, na Europa, será praticamente o único sitio onde se pode fazer um triatlo a nadar em águas abertas", refere. "A temperatura não está tão fria, e hoje tivemos a sorte de termos a população de Vila Real a comparecer em massa, para apoiar as equipas no Campeonato Nacional. O ambiente foi muito bom e fiquei muito contente de poder participar." João Silva afirma que ,esteve sozinho no ciclismo durante 10km (1ª volta), sendo o percurso totalmente plano, não sendo o seu forte por ser leve.  Prefere percursos com mais subidas. Relativamente aos retornos, João Silva teve oportunidade de perceber, que havia um grupo em sua perseguição, seus companheiros de equipa "Gil e Bruno estavam a fazer um excelente trabalho" . "No retorno para a última volta de ciclismo, o Bruno conseguiu ficar com algum tempo de vantagem do grupo, trabalhámos os dois, mais o Bruno no final, para me permitir descansar um pouco e ver se conseguia ganhar algum tempo, porque no final o que conta realmente é a soma dos três primeiros atletas". 

O segundo classificado Jorik Van Egdom, conseguiu recuperar bem na bicicleta e com uma excelente corrida alcançar o 2º lugar do pódio.

António Benito revelou que "foi complicado no ciclismo porque o João está noutro nível". Benito vai participar na Taça da Europa em Quarteira.

Na prova feminina , no segmento de natação, Pamella Oliveira juntamente com Helena Carvalho, conquistaram alguma vantagem relativamente às restantes atletas. À saída do parque de transição para o ciclismo, Pamella Oliveira isolou-se e percorreu os 20km completamente só. Mais atrás, formou-se um pequeno pelotão em sua perseguição, que foi aumentando, acabando por chegar ao 2º parque de transição com um grupo compacto de atletas. No último segmento, as atletas Ana Filipa Santos do C.D. "Águias" de Alpiarça e Ana Ramos do CAPGE foram as mais rápidas do grupo perseguidor, terminando respetivamente em 2º e 3º lugar.

O pódio no género Feminino ficou composto pela atleta brasileira do C.D. "Águias" de Alpiarça, Pamella Oliveira, a  vencer em 01:02:00.  Em 2º lugar Ana Filipa Santos do mesmo clube em de 01:03:11, logo seguida da atleta Ana Ramos do CAPGE com o tempo de 01:03:35 .

A atleta vencedora afirma que "senti-me melhor do que na semana passada em Altura, porque ainda estou numa fase de treino dura, mas ainda falta ter o ritmo competitivo. No entanto , fiquei contente com esta prova, consegui superar-me na natação, correu tudo bem na bike, apesar de estar cansada e do vento não ter ajudado, mas estive sempre isolada. Foi duro porque estive sempre sozinha, mas gostei da prova" afirma.

Ana Filipa Santos, a segunda classificada,  revela que "esta prova foi mais um teste a pensar na Taça da Europa de Quarteira. A Pamella é a minha companheira de treinos, treinamos juntas. Ela está a preparar provas só em Abril , mas no meu caso a prova de Quarteira será daqui a 3 semanas". A atleta afirma que, este período de treino tem sido muito duro e forte, sendo que "as boas sensações estão a começar a aparecer, é bom sinal.  Alega ainda que "Esperamos que daqui a 3 semanas sinta que estou melhor do que hoje, foi bom. Tenho como objectivo, que a Federação aposte em mim para a qualificação dos jogos olímpicos, e espero iniciar o processo em Quarteira.

Já para Ana Ramos, a terceira classificada, afirma que em relação à semana passada "consegui ser melhor na água e também integrar um grupo no ciclismo, trabalhámos bastante e senti-me bem até ao fim". Ana afirma que, o nível de competição tem vindo a "melhorar de ano para ano, sendo que estamos neste momento com um bom nível. A preparação para esta nova época está a correr bem, tenho conseguido pódio por escalão nestas duas provas e isso é importante. O meu objetivo é tentar um apuramento no europeu , para poder fazer uma boa prova".

 

Actualizado em ( 02-Mar-2015 )
 
  Patrocinadores: Fornecedores oficiais: Parceiros institucionais: Membro de:
 
 
bh.jpg
 
 onda.jpg    toyota.jpg
  vitalis.jpg  lexus.jpg
idp.jpg cop.jpg
cdp.jpg pned.jpg
itu.jpgetu.jpg