A FEDERAÇÃOCLUBES E ATLETAS

agegroups.png

ARBITRAGEM

COMPETIÇÕESRESULTADOSALTO RENDIMENTOCOMUNICAÇÃOMULTIMÉDIA
  Entrada seta COMUNICAÇÃO seta NOTÍCIAS seta EQUIPA DA SEMANA: Alhandra Sporting Club

EQUIPA DA SEMANA: Alhandra Sporting Club PDF Imprimir e-mail

Nunca ficaram abaixo do terceiro lugar no Campeonato Nacional Jovem de Clubes e essa é a principal característica do Alhandra Sporting Club: a aposta na formação.

alhandra_sc_logo.jpg

Este ano, terminaram em segundo, a apenas 40 pontos do Clube de Natação de Torres Novas, que se sagrou campeão jovem num campeonato para o qual concorrem Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.

“Temos abastecido os principais clubes de triatlo”, conta Jorge Leitão, presidente da secção de natação/triatlo do Alhandra e vice-presidente do clube. “Para mim, não há projectos sem formação. Clubes como os nossos devem investir nas escolas. A nossa missão é fazer com que os miúdos se interessem e pratiquem desporto.”

O Alhandra Sporting Club nasceu a 1 de dezembro de 1921. É a colectividade desportiva mais antiga do concelho de Vila Franca de Xira. O futebol foi a primeira modalidade, mas rapidamente as actividades náuticas e a natação, dada a proximidade do Rio Tejo, foram integradas e começaram a ter sucesso.

Baptista Pereira, que hoje dá nome às piscinas do clube, tornou-se no grande herói do clube ao ser o primeiro português a conseguir atravessar a nado o famoso Canal de Mancha, que une a Grã-Bretanha ao norte de França. Aconteceu a 21 de Agosto de 1954.

O triatlo só apareceu em 2004, associado à natação e na sequência da construção e inauguração, um ano antes, das piscinas do clube. “É muito importante para este projecto termos piscinas próprias”, salienta Pedro Leitão, antigo triatleta e atual treinador e coordenador técnico da secção de triatlo/natação.

Em 2005, o Alhandra Sporting Club inscreve, pela primeira vez, atletas na Federação de Triatlo de Portugal, tendo rapidamente os resultados começado a aparecer. “Fazíamos autênticas excursões com filas de automóveis por esse país fora”, comenta Jorge Leitão, referindo a importância crucial dos pais na sobrevivência e sucesso deste projeto. “Sem eles era muito complicado”, realça. “Trabalhamos todos por carolice.” “Os pais são uma ajuda fundamental”, refere igualmente Pedro Leitão, sem esquecer de nomear o importante apoio que a autarquia de Vila Franca de Xira dá também ao clube.

João Pereira, esperança olímpica para Rio’2016, actualmente no Benfica, foi um desses atletas formado na casa que o Alhandra Sporting Clube já não conseguiu segurar na fase sénior. Mas os responsáveis pela secção de triatlo/natação não ficam incomodados com isso, pois, como dizem, “têm os pés bem assentes na terra” e assumem claramente a sua vocação para a formação. Aliás, “somos o clube com mais treinadores a trabalhar nas escolas”, refere Pedro Leitão.

“Daqui a dois anos, vamos ter a sair uma fornada engraçada”, acrescenta o coordenador técnico, referindo-se aos miúdos que estão nesta altura ainda a evoluir. As aulas de natação são o principal espaço de recrutamento. “Quando vemos miúdos com habilidade, tentamos aliciá-los devagarinho para o triatlo. E, na verdade, não é difícil, pois é mais interessante que só nadar”.

Actualmente, o Alhandra SC conta com 80 atletas federados. Melanie Santos, Luís Monteiro, João Pais são alguns dos juniores com grande margem de progressão.

Actualizado em ( 31-Out-2013 )

Patrocinadores: Fornecedores oficiais: Parceiros institucionais: Membro de:

bh.jpg

onda.jpg    toyota.jpg