|
Montemor-o-Velho recebeu, no passado dia 26 de Novembro, o Seminário Técnico de Triatlo. Esta acção teve lugar nas modernas instalações do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e contou com a presença de cerca de quatro dezenas de participantes.
As comunicações estiveram a cargo de individualidadas ligadas ao treino desportivo, incidindo sobre temas bastante actuais.
O Seleccionador Nacional, Manuel Alves, abordou a importância da geometria da bicicleta e a sua influência na corrida final. De seguida, foi a vez do Prof. Victor Pardal, dar conta do seu trabalho, no apoio escolar aos atletas de Alto Rendimento, dos vários Centros de Estágio implantados em Montemor-o-Velho, através de uma estrutura denominada Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento.
João Mascarenhas e João Diogo Rama fizeram uma comunicação subordinada ao tema "Os jovens e o Alto Rendimento". Pedro Figueiredo, técnico do actual campeão nacional de Triatlo, mostrou como construir séries de treino intervalado, ao abordar as áreas bioenergéticas.
Nas duas últimas duas comunicações do dia, o treinador das Selecções Bruno Salvador, falou-nos das últimas investigações sobre a variabilidade da frequência cardíaca e como a mesma poderá servir para avaliar o estado de repouso dos atletas, enquanto o Dr, João Beckert, médico do Centro de Medicina Desportiva, falou de altitude, treino e medicina.
Feita a avaliação da satisfação dos assistentes, 46% considerou a pertinência das matérias abordadas muito boa, enquanto os restantes 54% a considerou boa.Já no que respeita à aplicabilidade das matérias na sua actividade enquanto treinadores 95% consideram-na boa ou muito boa.
|