Arronches recebeu dia 23 de fevereiro o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo num ambiente acolhedor e competitivo, com vitória para o Alhandra Sporting Club e para Clube de Natação Torres Novas.

O percurso realizou-se na distância sprint entre o Estádio Municipal de Arronches ‘Francisco Palmeiro’, local central da prova, a vila de Arronches e as localidades de Esperança e Nave Fria. Apesar de incluir várias vertentes – o Campeonato Nacional, o Paratriatlo e a prova aberta – tudo foi integrado numa única competição, com a prova aberta numa partida separada. O Duatlo contou com o aplauso do público desde o início até à entrega de prémios, que foi realizado ainda durante o dia garantindo a presença de um elevado número de pessoas.

O Alhandra Sporting Club venceu a prova feminina da segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, com Inês Rico, a conquistar também o primeiro lugar da geral e terminando a prova em 01:03:48, Pauline Vie, com 01:07:08 e Ana Filipa Sampaio com 01:12:37.

Rafael Ribeiro, treinador do Alhandra Sporting Club, destaca as prestações das atletas do Alhandra, com especial relevo para a cadete Inês Rico, com vitória absoluta. «Vim a Arronches com uma grande ambição, já que no ano passado a competição não correu como era esperado devido a problemas técnicos na bicicleta», explica Inês Rico, que também referiu que deu tudo na primeira corrida para seguidamente trabalhar com cabeça no percurso de ciclismo e conseguir alcançar a vitória.

«Relativamente ao Campeonato Nacional de Duatlo, é necessário esperar para saber onde será realizada a próxima etapa» afirma Rafael Ribeiro que, para já, está focado na prova seguinte do calendário nacional de triatlo que será realizada em Cuba, no dia 10 de março, uma competição pontuável para a Taça de Portugal.

Na segunda posição ficou o Clube de Natação Torres Novas com Madalena Almeida com 01:04:40, Joana Miranda com 01:13:05 e Margarida Razões Silva com o tempo de 01:20:38.

O Núcleo do Sporting da Golegã subiu ao terceiro lugar do pódio com Liliana Veríssimo que fez o tempo de 01:10:21, Ana Vintém que passou a meta em 01:17:11 e Filipa Gonçalves que concluiu a competição em 01:19:45.

Vitória para o Clube de Natação Torres Novas

O primeiro lugar do campeonato foi conquistado pelo Clube de Natação de Torres Novas com José Pedro Vieira que concluiu a competição em 00:56:56, Gonçalo Mendes que terminou em 00:57:42 e Ricardo Batista que passou a meta aos 00:57:43.

Paulo Antunes, treinador do Clube de Natação Torres Novas, explica que, apesar de importantes, os duatlos não são prioritários, mas encarados antes como provas de preparação para os triatlos. «A vitória acontece naturalmente, fruto da qualidade dos nossos jovens atletas», diz Paulo Antunes. Segundo o técnico, os objetivos desta época passam pela obtenção de resultados individuais, pela luta pelo título de Campeões Nacionais de Clubes de Duatlo e Triatlo, principalmente no setor masculino. Apesar de a equipa feminina ter sido reforçada pela Madalena Almeida, uma atleta de enorme qualidade, não tem a mesma profundidade do coletivo masculina: «Neste caso a meta é sempre conseguir alcançar a melhor classificação possível!».

O OutSystems Olímpico de Oeiras ficou na segunda posição com José Cabeça que fez o tempo de 00:57:01, Rui Narigueta com 00:57:46 e Pedro Eloy com 00:57:47.

Em terceiro lugar ficou o Estoril Praia Credibom, com Rafael Domingos a conquistar também o primeiro lugar da geral com 00:56:12, Diogo Silva com 00:57:17 e Filipe Marques com 00:59:19.

Pódio feminino de clubes:
1° Alhandra Sporting Club
2° Clube Natação Torres Novas
3° Núcleo Sporting da Golegã

Pódio masculino de clubes:
1° Clube Natação Torres Novas
2° OutSystems Olímpico de Oeiras
3° Estoril Praia Credibom

XI Duatlo de Arronches: resultados absolutos

Rafael Domingos, do Estoril Praia Credibom, foi o vencedor absoluto do XI Duatlo de Arronches. «Esta foi uma prova diferente do habitual, com a primeira corrida a passar com muitas voltas na vila, com um percurso muito acidentado», diz Rafael Domingos. No final, o atleta do Estoril Triatlo Credibom faz um balanço positivo,’ gostei muito de ir a Arronches’!

Gil Maia, da ASSOCIAÇÃO LINCE TRIATHLON, classificou-se na segunda posição da geral, enquanto Marco Miguel, do Clube Praças Armada, obteve o terceiro lugar da competição.

Inês Rico, do Alhandra Sporting Club, foi a vencedora do XI Duatlo de Arronches, com Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo – Escola de Triatlo a conquistar a segunda posição e Madalena Almeida, do Clube de Natação Torres Novas, a subir ao terceiro lugar do pódio.

O Campeonato Nacional Individual de Paratriatlo em Arronches

O Duatlo de Arronches recebeu também o Campeonato Individual de Paratriatlo que contou com a presença de Luís Ferreira, do Clube de Triatlo de Viseu, na categoria PTDF, Filipe Marques, da Associação Naval Amorense, na categoria PTS5 e Gabriel Macchi, do GCA Donas – TRIATLO, na categoria PTVI2.

A segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo realizou-se no dia 23 de fevereiro em Arronches, assim como o Campeonato Nacional Individual de Paratriatlo e uma prova aberta.
Filipe Marques, da Associação Naval Amorense, a passar a meta no XI Duatlo de Arronches

No Campeonato Nacional de Paratriatlo, Gabriel Macchi, do GCA Donas–TRIATLO ganhou na categoria PTVI2 , concluindo a prova em 01:01:13, Filipe Marques, da Triatlo – Associação Naval Amorense, venceu na categoria PTS5, terminado a prova em 01:03:46, Luís Ferreira, do Clube Triatlo de Viseu venceu com a categoria PTDF, fazendo a prova em 01:15:25 e José Manuel Mendonça, do Ludens Clube de Machico, ganhou na categoria PTS3, terminando a competição em 01:35:57.
A FTP dá os parabéns aos atletas pela sua disponibilidade e por mais uma prova superada neste campeonato.

Para o ano será a XII edição do Duatlo de Arronches

Esta foi uma prova organizada pela Câmara Municipal de Arronches, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e das associações locais. «O balanço é extremamente positivo a todos os níveis», afirma João Crespo, vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches. «É nosso entendimento que a parceria com a FTP é uma mais valia para o concelho na medida em que, para além da promoção de uma modalidade desportiva, permite atrair até ao concelho de Arronches várias centenas de pessoas entre atletas e acompanhantes». O vice-presidente do Município de Arronches realça o facto deste evento contribuir também, e de modo decisivo, para a economia local, nomeadamente, ao nível da restauração e hotelaria. João Crespo acrescenta que é uma forma de divulgar as ofertas desportivas e turísticas do concelho, referindo a satisfação pelo aumento de participantes nesta edição de 2019. Outro aspeto que o vice-presidente valoriza «prende-se com o facto de esta prova ser referida como uma competição de referência no calendário da FTP, nomeadamente ao nível da organização, da beleza e da dificuldade dos seus percursos».
Para o autarca, os objetivos para o próximo Duatlo são manter os níveis de qualidade da prova e, essencialmente, aumentar o número de participantes na mesma. E remata: «Naturalmente que para alcançar estes objetivos contamos com a continuidade da parceria com a FTP que tão bons frutos tem dado ao longo de 11 edições do Duatlo de Arronches.»

Segundo o delegado técnico da Federação de Triatlo de Portugal, a competição «correu muito bem do ponto organizativo, houve sinergias muito positivas entre o Município de Arronches e todas as entidades envolvidas, como a GNR que garantiu a segurança, os bombeiros voluntários e a própria FTP». O mesmo profissional afirma que ‘o Duatlo de Arronches é uma prova com excelentes condições para se transformar numa prova maior, inclusive de cariz internacional, pois os recursos disponibilizados pelo município assim como toda a estrutura existente viabilizam essa possibilidade’.

Muitos parabéns aos seus atletas pelos resultados!
A próxima competição do calendário nacional será realizada no Alentejo, no III Triatlo de Cuba, uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo.

Confira todos os resultados aqui