Neste Domingo realizou-se o XXVIII Triatlo de Oeiras, Triatlo “Hotel Real Oeiras Sprint”, competição a contar para a Taça de Portugal de Triatlo e que serviu como prova de observação para os atletas que ambicionam representar a selecção nacional nos Campeonatos da Europa nos diferentes escalões. Vasco Pessoa do Tecnel – CD Águias e Rebecca Clarke foram os vencedores absolutos desta competição.

Na classificação da prova aberta, na distância de Super Sprint, Vasco Vilaça, atleta do Teleperformance – “Os Belenenses” foi o vencedor seguido de dois atletas do Clube de Natação de Torres Novas, Ricardo Batista e José Pedro Vieira, 2º e 3º classificados respectivamente.

No sector feminino, a vencedora foi Gabriela Ribeiro do Alhandra Sporting Club, seguida da atleta Carolina Serra do Clube de Natação de Torres Novas (2º lugar) e Rita Fardilha do Tecnel – CD Águias (3º lugar)

Esta foi mais uma prova de observação para o Campeonato da Europa Youth, onde os atletas mais jovens, deram tudo para mostrar o seu valor e poderem integrar a Seleção Nacional que irá competir em Banyoles, Espanha.

Na Taça de Portugal, que se disputou na distância Sprint, prova de observação para os atletas do escalão sub-23, Vasco Pessoa venceu seguido de David Luís do Tecnel – CD Águias e de José Felício do Garmin Olímpico de Oeiras.

Vasco Pessoa

Foi uma prova boa, Ultimamente tenho vindo a fazer uma sequência de provas , este já é o quarto fim de semana seguido. Vinha com expetativas altas devido aos resultados que tenho vindo a ter. A natação foi um bocado tática, consegui colocar-me bem , mas quando cheguei à primeira bóia fiquei um bocado atrapalhado. Acabei por ficar preso, mas não desesperei, mantive o meu ritmo. Quando saí do parque já estava com o Rui e o Pedro Gaspar bastante isolado na frente. Juntei-me a ele, trabalhámos, para tentar que a fuga surtisse efeito, foi bastante bom para mim e para eles, mas consegui levar a melhor e gerir a corrida”

 

David Luís

A prova correu bem, finalmente. No entanto a natação foi muito dura, o mar estava com muita corrente. No ciclismo ainda tentei apanhar os três fugitivos no retorno mas depois, eu e o meu grupo decidimos separar-nos e esperar pelo grupo que vinha atrás. Depois foi tentar chegar ao parque de transição e tentei sair com atitude, apesar de 45 segundos atrás dos fugitivos , ainda consegui chegar ao 2º lugar, não estava à espera de conseguir, foi muito bom. 

José Felício 

A prova correu bem, a natação foi complicada , muita confusão na primeira bóia. No ciclismo tentei chegar com os da frente e na corrida senti-me bem. Estou à espera de uma oportunidade para fazer uma prova lá fora, ainda não me foi dada. Tive um inicio de época complicado com uma Mononucleose, tentei que o meu corpo recuperasse ao máximo e agora voltei aos treinos.”

Relativamente ao género feminino, a atleta neozelandesa Rebecca Clarke foi a grande vencedora, em 2º lugar terminou Ana Ramos atleta do CAPGE e em 3º lugar terminou Helena Carvalho do Tecnel – CD Águias.”

Rebecca Clarke

Esta é a minha 3ª vez em Portugal, mas a primeira a competir no triatlo. Natação foi boa, na bicicleta tentei dar no inicio dar o meu máximo e pedalei com força a ver se ficava longe das outras atletas, para poder ter mais descanso e apreciar o resto da corrida.”

Ana Ramos

“A prova correu bem, no geral. A natação foi um bocadinho dura por causa da corrente. Conseguimos com um bom trabalho de grupo encostar no grupo da frente, senti-me bem em todo o percurso de ciclismo e depois a correr foi só dar o meu melhor. Consegui destacar-me logo no inicio da corrida.”

Helena Carvalho

A natação foi horrivel por causa da corrente, não foi fácil. Saí com a Rebecca e tentei começar com ela, mas como pedala muito não consegui.  Esperei por elas, acho que trabalhámos bem em grupo, iamos rodando, mas o outro grupo acabou por apanhar-nos. A corrida foi muito melhor do que estava à espera e estou contente com o meu lugar.”