O V Duatlo de Fátima decidiu os campeões nacionais juvenis, títulos entregues a Carolina Campos e João Martins.

No dia 17 de fevereiro de 2018 realizou-se o V Duatlo de Fátima, que foi a primeira etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes e Iniciados e prova única do Campeonato Nacional de Juvenis. O dia estava com boas condições meteorológicas para o duatlo, com um clima ameno e sem ameaça de chuva, apesar de algumas nuvens no céu. O V Duatlo de Fátima cross teve 420 participantes nas categorias de benjamins, infantis, iniciados e juvenis. Houve igualmente uma prova aberta na distância de super sprint.

Com uma excelente organização levada a cabo pelo Fátima Escola de Triatlo, a partida e chegada realizou-se junto ao estádio do Papa Francisco. O percurso das corridas era plano, feito maioritariamente em estrada; quanto ao ciclismo, apesar do pouco desnível, contou com uma componente algo técnica para os escalões de iniciados e juvenis.

As classificações dos nossos atletas:

As vencedoras do Duatlo de Fátima, Campeonato Nacional Jovem, categoria de juvenis, Luana Quaresma, Carolina Campos e Rafaela Cananó Silva

As vencedoras do Duatlo de Fátima, Campeonato Nacional Jovem, categoria de juvenis, Luana Quaresma, Carolina Campos e Rafaela Cananó Silva

Na categoria de juvenis, as vencedoras femininas foram Carolina Campos, que se sagrou campeã nacional da sua categoria. A triatleta, do Núcleo do Sporting da Golegã, completou os 2000 metros de corrida, os 8000 metros de ciclismo e os 1000 metros de corrida em 00:33:37. Seguiu-se Luana Quaresma, do Alhandra Sporting Club, com a marca de 00:34:49. Rafaela Cananó Silva, do Clube de Natação do Cartaxo, ocupou o terceiro lugar no pódio, com o tempo 00:35:02.

O pódio dos juvenis: da esquerda para a direita Duarte Santos, João Martins e João Nuno Marote

O pódio dos juvenis: da esquerda para a direita Duarte Santos, João Martins e João Nuno Marote

Na competição masculina, foi a vez de João Martins alcançar o primeiro lugar conseguindo o título de campeão nacional de juvenis. O triatleta do SFRAA Triatlo terminou a prova em 00:30:03. O segundo lugar pertenceu a João Nuno Marote, do Ludens Clube de Machico, que passou a meta em 00:30:19. Duarte Santos completou a distância em 00:30:25: o atleta do Clube de Natação de Torres Novas ocupou o terceiro lugar no pódio.

Dos 34 clubes presentes, o primeiro lugar pertenceu ao Sport Lisboa Benfica que obteve 1382 pontos; o Alhandra Sporting Club, que teve um total de 1239 pontos, ficou em segundo lugar, sendo o Clube de Natação de Torres Novas o terceiro classificado com 624 pontos.

O dia a dia dos campeões nacionais!

Boa disposição e convívio das atletas antes da prova

Boa disposição e convívio das atletas antes da prova

Carolina Campos e João Martins são os novos campeões nacionais de Duatlo de juvenis, já que o Duatlo de Fátima integra a prova única do campeonato nacional. Fomos conhecer melhor a vida destes jovens atletas.

Com 14 anos e aluna do quadro de excelência do 9º ano, Carolina Campos é Campeã Nacional de Duatlo dos juvenis. Foi ela própria que nos explicou como consegue bons resultados escolares e desportivos em simultâneo: «não é fácil conciliar os estudos com o treino, mas como eu gosto de Triatlo, que pratico há 6 anos, não me custa». Embora nunca se possa prever o que vai acontecer numa prova, a nossa triatleta tinha alguma esperança de vencer esta competição, já que ‘dá o sempre o seu melhor em tudo o que faz’. Em relação ao percurso, Carolina explica que a corrida lhe custou um bocadinho, mas que o BTT foi muito bom. Quanto aos objetivos futuros, o sonho de integrar a seleção nacional de triatlo não está fora do seu horizonte, mas haverá tempo para decidir uma carreira dentro ou fora do desporto.

O outro vencedor do Duatlo de Fátima na categoria de juvenis chama-se João Martins, um aluno do 9º ano, também com 14 anos. «Estava confiante nesta prova, mas não sabia que iria ser vencedor», afirmou o nosso campeão à FTP. Começou no desporto muito cedo, a praticar natação desde bebé, e mais tarde, no primeiro ano da escola, a mãe levou-o a experimentar triatlo. Gostou tanto que nunca praticou outra modalidade e já lá vão oito anos no tri-desporto. No triatlo cruzou-se com Vasco Vilaça, um atleta que o inspirou e o continua a motivar em treinos e provas. Mesmo com uma vida atarefada, João consegue tempo para a vida social que é feita entre os amigos da escola e os do Triatlo, partilhando com estes últimos objetivos comuns e com quem tem maior convivência na altura das competições.

O dia a dia destes e de outros triatletas mais jovens não é fácil, mas «é uma questão de organização», como explica João Martins. É necessário dedicar tempo e ter empenho para conseguir responder às tarefas escolares e aos treinos. Carolina acorda às 7h da manhã para estar na escola às 8h20 e treina de tarde, das 18h30 às 20h45. João, que treina natação na piscina do Jamor logo de manhã, levanta-se às 5h30, para iniciar o período escolar às 8h15. O campeão de Duatlo de Juvenis faz treinos bi-diários, treinando também depois das aulas terminarem.

A vida dos jovens triatletas (destes e de outros que têm que conciliar a escola com treinos diários) exige deles múltiplas tarefas diárias. Esta exigência prepara-os também para outras situações do dia a dia, levando a que sejam muito focados na atitude geral perante a vida. Parabéns a todos estes (tão) jovens heróis!

Consulte todos os resultados aqui