Sofia Figueiredo e Manuel Anselmo foram os grandes vencedores da sétima edição do Duatlo de Famalicão. A organização conjunta entre a Associação Amigos do Pedal e a Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, realizaram um evento que se pautou pela disputa de uma Prova Aberta na distância Sprint.

A competição ficou marcada pelo grande número de clubes e atletas inscritos que transformaram o evento na maior prova de Duatlo disputada em solo Nacional. Foram mais de 450 os atletas que mostraram intenções de estar presentes e que cimentaram a prova como um dos principais motores de promoção da modalidade na região norte.

Desenhada à medida dos amantes do todo-o-terreno a competição fez-se cumprir ao longo de 5km de corrida iniciais, 22,2km de ciclismo BTT, com percursos em single track, terrenos mistos e segmentos tecnicamente desafiantes, terminando com um segmento de corrida final de 2,5km. O primeiro duatleta a cortar a meta foi Manuel Anselmo, Varzim Sport Club, após registar o segmento de ciclismo mais rápido da prova. André Silva, Bikemania Famalicão, foi segundo classificado, a apenas nove segundos do primeiro lugar, e Pedro Santos, Mc Donald´s/Tribraga, completou o pódio masculino na terceira posição.

Em termos femininos a prova foi dominada por Sofia Figueiredo. A duatleta do CrudeBtteam/Fama Runners liderou a competição feminina desde os momentos iniciais e cortou a meta com mais de oito minutos de vantagem sobre a concorrência. Isabel Mota, Zenbio, terminou a competição na segunda posição e Mafalda Luis foi terceira.

O Duatlo de Famalicão marcou, mais uma vez, o calendário competitivo nacional. A excelente organização e o dinamismo na promoção da modalidade trouxeram novos clubes e novos atletas a conhecer a realidade do Duatlo. É com um balanço bastante positivo que agradecemos à Associação Amigos do Pedal por todo o empenho e dedicação demonstrados ao longo dos últimos sete anos.