Disputado no passado sábado dia 24, o Duatlo do Sistema Solar – Estremoz foi organizado pela Câmara Municipal de Estremoz, Centro de Ciência Viva de Estremoz, Escola de Triatlo de Santo António e Federação de Triatlo de Portugal. Reuniu cerca de 60 participantes que competiram em mais uma etapa da Taça de Portugal PORterra.

Rui Narigueta mostrou ser o mais forte entre os homens. Terminou a prova numa chegada disputada até ao último minuto, realizando os 12km de corrida, 78km de ciclismo e 10km de corrida em 04:52:38. Apenas mais 1 segundo que o seu companheiro de equipa no Garmin Olímpico de Oeiras, Jorge Duarte. Rui Dolores, Amiciclo Grândola, foi o terceiro classificado da competição masculina com o tempo final de 05:15:10.

Em termos coletivos o Garmin Olímpico de Oeiras sagra-se vencedor da Taça de Portugal PORterra ao conquistar esta última etapa do calendário de 2015. O SFRAA Triatlo fecha a época em segundo lugar e o Clube de Triatlo do Fundão, apesar de terminar a etapa na quinta posição, encerra o pódio final da Taça.

Na competição feminina a vitória coube, mais uma vez, a Sofia Brites. A atleta do Amiciclo de Grândola mostrou a sua superioridade frente à competição e terminou a prova a cerca de 7 minutos da segunda classificada, Sónia Ramalho do AMA Mêda. Marlene Gonçalves completou o pódio na terceira posição.

Feitas as contas finais da Taça de Portugal PORterra a vitória coube ao AMA Mêda/GRUPO VALCO/Progold com quatro vitórias consecutivas nas últimas etapas da competição. O Clube de Triatlo de Abrantes ocupou o segundo lugar final da Taça e o Garmin Olímpico de Oeiras o terceiro lugar.