O Sabugal juntou clubes e atletas pela disputa de uma jornada dupla do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo. Evento organizado pela Câmara Municipal do Sabugal e Federação de Triatlo de Portugal, disputado dias 4 e 5 de junho, foi composto pela 2ª e 3ª etapas do CN de Clubes e por uma Prova Aberta.

Sábado foi dia de competição no formato Olímpico. A barragem do Sabugal recebeu a partida de mais de uma centena de triatletas que procuraram ajudar os seus clubes a amealhar importantes pontos na 2ª etapa do Campeonato. Gil Maia, Sport Lisboa e Benfica, e Pamella Oliveira, Rio Maior Triatlo, foram os vencedores da competição em termos individuais. A internacional brasileira liderou a competição feminina desde os seus momentos iniciais e delegou Liliana Alexandre, Sporting Clube de Portugal, para o segundo lugar da classificação geral Absoluta. Andreia Ferrum, Rio Maior Triatlo, completou o pódio feminino na terceira posição. Gil Maia protagonizou um excelente momento de forma e conseguiu bater a concorrência direta no derradeiro segmento da competição. Danilo Pimentel, Rio Maior Triatlo, segurou a segunda posição e Pedro Gaspar, Portugal Talentus, terminou a prova em terceiro lugar.

Contudo, sendo esta uma prova de CN de Clubes de Triatlo, a etapa foi ganha pelo Portugal Talentus na competição masculina e pelo Rio Maior Triatlo na feminina. Fora do habitual em etapas de classificação colectiva, a competição feminina teve uma maior proximidade entre primeiro e segundo lugar do que a competição masculina. A pouco mais de um minuto da vitória o Sporting Clube de Portugal classificou-se na segunda posição da etapa e o Alhandra Sporting Club fechou o pódio em terceiro lugar. Na competição masculina os protagonistas da disputa pela vitória foram o Rio Maior Triatlo e o Sport Lisboa e Benfica que conseguiram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Domingo foi dia de competição em formato de estafetas onde cada formação alinhou à partida com 3 elementos. Cada triatleta percorreu um total de 300 metros de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida naquela que foi a 3ª etapa do CN de Clubes de Triatlo. O Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica foram o vencedores em femininos e masculinos, respectivamente. Com uma diferença de um minuto, a formação da capital (Carvalho/Larsson/Oliveira) superou a vencedora de sábado, conseguindo, dessa forma, colocar o Rio Maior Triatlo (Tenrinho/Santos/Ferrum) em segundo lugar. O Alhandra Sporting Club (Ribeiro/Rico/Santos) completou o pódio feminino no terceiro lugar. Nos homens, o Sport Lisboa e Benfica (Arraiolos/Maia/Pereira) que contou com a ajuda de dois dos atletas que representarão Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio sagrou-se vencedor da etapa. A apenas seis segundos da formação triunfante, o Portugal Talentus (Gaspar/Quindos/Gracia) alcançou o segundo lugar da competição. O pódio da etapa foi completado pelo Rio Maior Triatlo (Willy/Silva/Kershaw).

No mesmo dia houve ainda oportunidade para a realização de uma prova aberta destinada a todos os interessados em participar. Tiago Fonseca, Clube Olímpico de Oeiras, e Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, foram os vencedores da prova que se disputou num total de 300 metros de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida.

Este foi mais um fim de semana de disputa de uma grande competição do nosso calendário competitivo. Sendo que o Campeonato Nacional de Clubes conta agora com apenas mais uma etapa para a sua conclusão. A Figueira da Foz albergará a derradeira prova e será palco de decisão das equipas vitoriosas no Campeonato, encontrando-se, neste momento, tudo em aberto para a sua conclusão.