O Algarve será o epicentro do Triatlo europeu durante os próximos dias 2 e 3 de Abril, para a 15ª edição da Taça da Europa de Quarteira, oficialmente designada Triatlo Professor Carlos Gravata Cidade de Quarteira, e que traz aquela cidade 300 triatletas de 31 países, entre os quais, algumas das maiores vedetas do panorama internacional.

Sendo esta Taça da Europa de Quarteira a prova por excelência do arranque da temporada europeia, despertou o interesse de algumas das maiores vedetas internacionais, pelo que organização conta já com as inscrições do francês Dorian Coninx, ex-campeão mundial sub-23 e do espanhol Fernando Alarza, sexto atleta do Mundo em 2015.

Vedetas atraídas pelas excelentes condições climatéricas do Algarve, ímpares no Inverno europeu, e que tornam a região um local privilegiado para a organização de grandes competições ou para a preparação de atletas ou equipas de classe mundial das mais diversas modalidades.

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão sublinha a dimensão deste evento:

“É mais uma grande organização da Federação de Triatlo de Portugal e que já é possível antever como de grande sucesso, pois prepara-se para bater o recorde de participações, esgotando todas as quotas de inscrições em todos os escalões, elites e juniores. Mas, mais importante, é uma grande oportunidade de dar aos nossos jovens atletas a possibilidade de competirem ao mais alto nível.”

De realçar também a presença de muitos atletas portugueses que tentam o apuramento para o Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championship, o Campeonato da Europa, que terá lugar no Parque das Nações, entre 26 e 29 de Maio.

Este evento, que tem já uma história interessante, de 15 anos, começou por ser uma prova de âmbito nacional, organizada pela Junta de Freguesia de Quarteira com a iniciativa do Professor Carlos Gravata mas que graças à sua qualidade e adesão dos atletas, acabou por, naturalmente evoluir para uma prova de prestígio internacional.

A organização conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Instituto Português do Desporto e Juventude, Junta de Freguesia de Quarteira, Turismo do Algarve, Hotel D. José, Toyota, além das parcerias da Onda e Vitalis.