A constituição e o apoio ao desenvolvimento da atividade desportiva pelas Escolas de Triatlo é uma missão que a Federação de Triatlo de Portugal vem cumprindo desde 1997.

Com este projeto, que coloca as Escolas de Triatlo como o núcleo central do processo de desenvolvimento da prática desportiva, pretende-se incentivar e fidelizar os clubes que apostem na formação desportiva de jovens atletas com idades entre os 8 e os 15 anos.

Através deste projeto, as Escolas de Triatlo têm a possibilidade de celebrar um Contrato-Programa com a Federação de Triatlo de Portugal que se traduz no apoio à Formação de Treinadores, ao Financiamento da Atividade e à organização de eventos.

Para 2015 são as seguintes as características do Projeto Escolas de Triatlo:

1. Pontuação mínima de 8.5 para a constituição de Escola de Triatlo, sendo que os atletas masculinos contribuem com 1 ponto e os femininos com 1,5 pontos;
  2. Independentemente da distância do local dos clubes ao local dos eventos, considerar-se-á sempre que esta distância é, no mínimo, de 50 km;
  3. É utilizada uma fórmula de cálculo que considera o número de atletas participantes em cada evento e a distância por eles percorrida desde a localidade do clube ao local de realização do evento;
  4. É concedido um apoio, no valor de 100€ aos Clubes com Escola de Triatlo que organizem e/ou colaborem com 10 ou mais pessoas, nas provas de âmbito jovem calendarizados pela FTP e que se realizem no seu concelho. Este apoio poderá acontecer uma vez por semestre;
  5. São simplificados os modelos de documentos Plano de Atividades e Relatório finalpara que a FTP possa ter uma imagem mais fiel da realidade de cada Escola de Triatlo e da sua capacidade de intervenção regional;
  6.  A FTP assegurará a formação técnica e pedagógica aos treinadores que enquadrem a atividade desportiva das Escolas de Triatlo.

Nesta medida, a FTP assume 50% dos custos relativos à frequência de dois formandos nos Cursos de Treinadores de Grau I, por cada Escola de Triatlo. Esta medida só se aplicará às Escolas que, na época desportiva em que o curso se insere, tenham atingido um mínimo de 150 participações na globalidade dos eventos de Triatlo Jovem organizados pela FTP.

No Guião Escolas de Triatlo 2015 estão disponíveis todas as informações sobre este importante Projeto.

Através do técnico Artur Parreira ( artur.parreira@federacao-triatlo.pt), a FTP coloca-se à disposição das Escolas para esclarecer e receber todas as sugestões que considerem pertinentes.

Documentos relacionados:

Guião_Escolas de Triatlo 2015 ( 2014-11-26 14:42:06)

Contrato Programa 2015 ( 2014-11-25 13:02:25)

Modelo_Plano_Atividades_2015 ( 2014-11-25 13:00:16)

Modelo_Relatório_Final_2015 ( 2014-11-25 13:01:33)