Domingo, 3 de Junho, foi dia de disputa do Campeonato Ibérico de Triatlo na distância Sprint. O evento realizado em Badajoz foi organizado pela Federação da Estremadura de Triatlo, Federação Espanhola de Triatlo, Federação de Triatlo de Portugal e pelo Município de Badajoz.

Num evento que contou com a presença de perto de duas centenas de triatletas das duas nações ibéricas, a representação lusa esteve em grande destaque. No final dos 750 metros de natação, disputados no Guadiana, 20km de ciclismo e 5km de corrida, Luis Ferreira foi o mais forte. O atleta do Alhandra Sporting Club esteve em grande destaque na competição masculina e mostrou frieza frente à sua concorrência direta. Com uma curta vantagem de apenas 5 segundos destacou-se de Guillermo Bermejo e alcançou a vitória na competição. Francisco Alvarez completou o pódio na terceira posição. Nuno Ribeiro, Alhandra Sporting Club, esteve também em grande destaque tendo alcançado o 4º lugar da classificação geral.

Na competição feminina a vitória surgiu do lado espanhol. Estefania Dominguez Calvo foi dominante e com uma vantagem superior a 4 minutos destronou a concorrência à vitória. Sofia Hipólito e Inês Pereira completaram o pódio na segunda e terceira posição, respectivamente. As duas triatletas portuguesas do Alhandra Sporting Club demonstraram o seu valor frente a uma concorrência maioritariamente espanhola e arrecadaram duas medalhas na competição ibérica.

O Campeonato Ibérico de Triatlo na distância Sprint marcou o fim de semana competitivo na península e os triatletas nacionais demonstraram estar em grande nível competitivo.