O primeiro fim de semana do calendário competitivo Nacional ficou marcado pelas centenas de triatletas de todas as idades que competiram no Duatlo das Lezírias. A 21ª edição do tradicional evento foi palco de disputa das etapas inaugurais de duas competições de nível Nacional. O Campeonato Nacional Jovem e a Taça de Portugal PORterrra tiveram início nesta organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com o Alhandra S. C. e que contou com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Sheila Marques e Otávio Vicente foram os grandes vencedores desta manhã, dia 29, na etapa inaugural da Taça de Portugal PORterra. Os dois atletas foram os mais rápidos a completar a prova que foi dominada, coletivamente, pelo Outsystems Olímpico de Oeiras. Numa das provas mais carismáticas do Calendário Nacional alinharam à partida perto de duas centenas de duatletas que aceitaram o desafio de 6km de corrida, 29km de BTT e 3km de corrida.

Sheila Marques dominou a competição feminina desde os seus momentos iniciais. No final dos 6km de corrida já garantia uma vantagem de perto de 1 minuto sobre a concorrência que se apresentava por intermédio de Pauline Vie, Alhandra Sporting Club. A duatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras imprimiu um forte ritmo no segmento de ciclismo e aumentou a liderança, garantindo uma vantagem confortável que lhe permitiu conquistar a vitória na competição. A jovem Pauline Vie terminou a prova na segunda posição e Marisa João, Outsystems Olímpico de Oeiras, completou o pódio feminino no terceiro lugar.

A competição masculina observou a várias lideranças ao longo de todo percurso mas foi Otávio Vincente o mais rápido a cortar a linha da meta. O atleta do Núcleo do Sporting da Golegã imprimiu um forte ritmo no último segmento da competição e encerrou, com a vitória, esta primeira etapa da Taça de Portugal PORterra. Rui Dolores, Amiciclo Grândola, e Rui Narigueta, Outsystems Olímpico de Oeiras, completaram o pódio em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Colectivamente o Outsystems Olímpico de Oeiras foi o vencedor da competição em masculinos e femininos. O Amiciclo Grândola terminou a prova masculina no segundo lugar da geral e o Núcleo do Sporting da Golegã foi terceiro. Na frente feminina o pódio foi completado pelo Núcleo do Sporting da Golegã, em segundo, e pelo Clube de Triatlo de Abrantes, em terceiro.

Sábado, 28, foi dia de Campeonato Nacional Jovem. Uma tarde que ficou marcada pela juventude, ingenuidade e muita vontade de vencer de cerca de 400 triatletas que preencheram os percursos das Lezírias. Divididos por escalões etários, os jovens atletas percorrem diferentes distâncias ajustadas à sua idade e que variaram entre 400m de corrida, 1km de ciclismo, 200m de corrida e 2km de corrida, 8,7km de ciclismo, 2km de corrida.

O Sport Lisboa e Benfica foi o grande vencedor da primeira etapa da competição Nacional, seguido de perto pelo Alhandra Sporting Club. O Clube de Natação de Torres Novas completou o pódio coletivo na terceira posição. Ana Marcelino, Sport Lisboa e Benfica, e Ricardo Pissarra, Alhandra Sporting Club, venceram a prova na categoria de Benjamins. Cassilda Carvalho, Sport Lisboa e Benfica, e Duarte Moreira, Fátima Escola de Triatlo, conquistaram o escalão de infatis. Rafaela Cananó Silva, Clube Natação do Cartaxo, e Francisco Protásio, Sport Lisboa e Benfica, foram os vencedores em Iniciados. Inês Rico, Alhandra Sporting Club, e Alexandre Montez, Rio Maior Triatlo, foram os melhores entre os Juvenis.

Na mesma tarde realizou-se uma prova aberta destinada a todos os interessados em participar e que se apresentou como uma excelente oportunidade para aqueles que procuram dar o primeiros passos na modalidade. Inês Batista Santos, Clube 4 estilos, e João Rebelo, Lusitano, foram os primeiros a completar o percurso que se estendeu por 2km de corrida, 8,7km de ciclismo e 1km de corrida final.

Foi um grande evento e um fim-de-semana que pôs à prova diversos escalões e que juntou um grande número de atletas para a disputa e partilha que são tão tradicionais nas nossas modalidades. A próxima prova será o Duatlo de Torres Vedras, etapa inaugural do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, onde esperamos, mais uma vez, o maior número possível de participantes.