O Outsystems Olímpico de Oeiras dominou o Duatlo do Barreiro, segunda etapa da Taça de Portugal PORterra, ao ser vencedor da prova feminina e masculina.

Mais de uma centena de duatletas aceitaram o desafio de competir nos percursos desafiantes da Mata da Machada. Com um total de 5km de corrida, 21,2km de ciclismo e 2,5km de corrida final caracterizados por percursos exigentes, com single tracks e terrenos mistos de terra batida e piso arenoso, a prova apresentou-se como uma verdadeira experiência para os amantes do todo-o-terreno.

A prova masculina observou a uma verdadeira disputa pela vitória, com um novo líder no final de cada segmento. Rui Narigueta e Rui Dolores destacaram-se durante a maior parte da competição ao desempenharem performances de grande qualidade durante o segmento de ciclismo. A próximidade entre os dois atletas só se pode anular durante a última parte da prova. Com uma grande prestação nos 2,5km finais de corrida, Rui Narigueta, Outsystems Olímpico de Oeiras, sagrou-se vencedor da segunda etapa da Taça de Portugal PORterra. Rui Dolores, Amiciclo Grândola, repetiu o lugar conseguido nas Lezírias, e terminou a prova no segundo posto. A completar o pódio masculino, na terceira posição, ficou Octávio Vicente do Núcleo do Sporting da Golegã.

Sheila Marques volta a ser a protagonista feminina da Taça de Portugal PORterra. A duatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras voltou a dominar a competição individual em grande estilo ao liderar a competição feminina desde os seus momentos iniciais. Com grandes prestações nos segmentos de corrida e ciclismo, Sheila Marques cortou a meta instalada na Mata da Machada com uma vantagem superior a um minuto e meio em relação à segunda classificada, Irina Coelho, Bike Clube S. Brás. Filipa Gonçalves, Núcleo do Sporting da Golegã, completou o pódio feminino no terceiro lugar.

Em termos coletivos o Outsystems Olímpico de Oeiras conseguiu pela segunda vez consecutiva a dobradinha na competição. Repetiu o feito alcançado na primeira etapa, Duatlo das Lezírias, e fortalece a liderança da Taça de Portugal PORterra em femininos e masculinos. O Núcleo do Sporting da Golegã foi segundo classificado coletivamente na prova feminina e o Escola Triatlo Santo António Évora foi terceiro. Em masculinos o Amiciclo Grândola repetiu o segundo lugar e o GCA Donas – Triatlo somou o terceiro.

Na mesma tarde foi disputada uma prova aberta que percorreu, no mesmo local, percursos de 2,5km de corrida, 10,6km de ciclismo e 1,4km de corrida. Malvina Gomes e João Cordeiro, GCEAmadora, foram os grandes vencedores da prova.

O Duatlo do Barreiro foi um evento organizado conjuntamente pela Câmara Municipal do Barreiro e pela Federação de Triatlo de Portugal que procurou dinamizar a modalidade, com enfase nas provas de todo-o-terreno. A próxima etapa da Taça de Portugal PORterra será disputada sob o formato de Triatlo nos dias 27 e 28 de Maio na Golegã, onde esperamos encontrar reunida a família da nossa modalidade.