Modalidade Olímpica desde Sydney 2000

O Triatlo é um desporto combinado de resistência no qual o atleta efectua três segmentos seguidos – sem paragem de cronómetro – de Natação, Ciclismo e Corrida.

Consoante o tipo de provas, as distâncias a percorrer são as seguintes:

Tipo de prova Natação Ciclismo Corrida
Super Sprint 375 m 10 Km 2,5 Km
Sprint 750 m 20 Km 5 Km
Olímpico 1500 m 40 Km 10 Km

Em Portugal a primeira prova teve lugar em Peniche a 15 de Agosto de 1984. Hoje em dia o Triatlo é uma modalidade de grande expressão nacional, está solidamente implantado em todo o território nacional contando com mais perto de 2000 praticantes. A título internacional as principais competições são:

– Jogos Olímpicos

– Campeonato do Mundo (realiza-se uma vez por ano)

– Taças do Mundo (Circuito Mundial de 14 etapas)

– Campeonatos Continentais (Europa, Ásia, Oceânia, África e América)

– Taças Continentais

Os resultados conquistados pelos atletas nacionais têm sido excepcionais motivando um crescente interesse em torno da modalidade. Entre as principais conquistas dos atletas destacam-se os títulos de Campeã do Mundo em Elite, e da Europa em Elite e Sub-23 e as oito vitórias consecutivas em Taças do Mundo de Vanessa Fernandes.

Bruno Pais conta também com um título de Campeão da Europa na categoria Sub-23 e duas medalhas de bronze em Taças do Mundo. Entre os mais jovens destaca-se ainda o título de Campeã do Mundo de Juniores de Anaís Moniz.