A Federação de Triatlo de Portugal estabeleceu uma parceria com a Upstream – Valorização do Interior, Lda. Para dinamização do Circuito Triathlon Tour Try Portugal.

Pretende-se dinamizar um novo modelo competitivo, vocacionado essencialmente para a prática informal e para a fruição da modalidade enquanto forma de conhecimento e usufruto das condições naturais do nosso país, designadamente das zonas do interior.

Com um conjunto de regras muito peculiares, constantes no regulamento do Circuito (consultar aqui), pretende-se rejuvenescer o quadro competitivo nacional e apresentar novas abordagens que vão ao encontro de novos nichos de mercado e que ajudem a dinamizar a modalidade na zona raiana, quer pela dinamização nacional, como do mercado espanhol.

O Circuito Triathlon Tour Try Portugal é constituído por 6 provas, que se realizam entre Maio e Setembro, sendo algumas delas integradas em provas já existentes, enquanto outras são totalmente novas, garantindo todas o mesmo denominador comum: paisagens soberbas e uma montra do melhor que o interior tem para oferecer.

Além da implementação deste novo Circuito, a Federação de Triatlo de Portugal negociou ainda para este ano a realização dos Campeonatos Nacionais Individuais de Duatlo e Triatlo BTT. Este evento terá lugar em Penafiel, nos dias 19 (Duatlo BTT) e 20 (Triatlo BTT) de Agosto, sendo esta a única data que não condicionaria o restante calendário nacional já em vigor, e coincidindo também com a realização da Agrival, um dos principais eventos do município de Penafiel que reúne anualmente centenas de milhares de pessoas nas ruas que aplaudirão a passagem dos atletas e trarão ainda mais cor ao evento.

Com o cancelamento do Triatlo de Vila Nova de Gaia, agendado para o fim-de-semana de 23 e 24 de Setembro, e a possibilidade de realizar em Portugal mais uma Taça da Europa de Triatlo Elites, a FTP estabeleceu parceria com a Associação Regional de Triatlo da Madeira, o Governo Regional da Madeira e o Município do Funchal para aí realizar, no dia 23 de Setembro, a Taça da Europa do Funchal, na distância Sprint. Esta prova é ainda complementada com a realização da Taça de Portugal de Triatlo em falta, no dia 24 de Setembro. Todas as informações sobre esta e todas as competições serão disponibilizadas no separador das provas em tempo oportuno.