Velence será palco de dois dias de competições que trarão à cidade húngara os melhores triatletas sub23 a competir em solo europeu. A cidade receberá os Campeonatos da Europa de Triatlo Sub23, nos dias 5 e 6 de Agosto, e assistirá à disputa de provas que testarão a capacidade de uma centena de atletas. Entre as nações em competição, Portugal apresentará uma das maiores comitivas e marcará a sua presença com três triatletas femininas e seis triatletas masculinos.

Nas senhoras, Ana Ramos, Andreia Ferrum e Helena Carvalho defenderão as cores nacionais ao longo de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. O trio luso enfrentará um pelotão composto por algumas das melhores atletas da modalidade que terá como referência, por exemplo, a inglesa vencedora da etapa deste ano da Taça do Mundo de Triatlo de Madrid, Georgia Taylor Brown. Ana, Andreia e Helena têm apresentado bons indicadores ao longo da época em provas nacionais e internacionais e, confiando na sua qualidade e vontade de representar Portugal, acreditamos que disputarão este europeu da melhor forma.

Na frente masculina serão Alexandre Nobre, André Dias, David Luís, Nuno Ribeiro, Pedro Gaspar e Rafael Domingos os triatletas a enveredar o equipamento da Seleção Nacional. A mancha portuguesa será a maior entre a competição masculina e seremos representados por valores que contam com algumas presenças internacionais interessantes registadas esta época. Entre os nossos triatletas encontramos resultados como pódios em etapas de taças continentais de triatlo, presenças em europeus de triatlo elite e, até, em etapas do circuito mundial WTS. Para os portugueses em competição os maiores desafios serão encontrados nos percursos de Velence, caracterizados por algumas subidas no ciclismo e corrida, e pelo forte contingente internacional que estará em disputa do título europeu. Ameaças como o espanhol Antonio Serrat Seoane, duas vezes Top10 nos CE Elite Santdard e Sprint 2017, o húngaro Bence Bicsák, mais recente vencedor da etapa da Taça do Mundo de Triatlo Tiszaujvaros e pódio no mundial Sub23 do ano passado, ou o austríaco Lukas Pertl, Top10 em várias etapas da Taça do Mundo de Triatlo e que soma três presenças em WTS este ano.

No mesmo fim de semana os triatletas da Seleção Nacional serão desafiados a competir na prova de estafetas mistas. Um formato cada vez mais habitual em competições internacionais que une o espírito competitivo ao esforço e união colectiva.

Acreditamos nas capacidades e determinação de todos os nossos atletas e estamos confiantes nesta representação nacional.