A participação dos atletas portugueses na quarta etapa do circuito mundial do triatlo decorreu sem grande sobressaltos, tendo sido João Pereira o triatleta que mais se destacou, ao obter o décimo lugar da prova que se realizou em Cape Town, África do Sul.

O atleta português completou o seu percurso em 01:40:32, gastando um pouco mais de um minuto do que o vencedor, o britânico Alistair Brownlee, que terminou a prova com 01:39:19, à frente de Javier Gomez Noya, o atleta espanhol que lutou até ao fim pela vitória na competição.

Para João Pereira, o segmento de bicicleta acabou por ser o que correu melhor, tendo até superado o tempo de alguns dos atletas que terminaram a prova à sua frente, perdendo, depois, essa vantagem de que chegou a dispor no último segmento, na corrida.

Em declarações prestadas à assessoria da Federação de Triatlo de Portugal, João Pereira sublinhou a dureza da prova. “Foi muito violenta, mas senti-me bem, regular, mas tenho ainda muito trabalho pela frente e espero sentir-me melhor nas próximas semanas. O objectivo foi cumprido, porque fiquei no top 10, mas quero mais, porque sinto que tenho potencial para o conseguir, mas esse potencial ainda não está todo cá fora, há muitas variáveis que influenciam e que preciso de controlar melhor para chegar mais longe”, disse.

Outro atleta português, Miguel Arraiolos, obteve uma classificação honrosa, já que o WTS reune os melhores triatletas mundiais, ao terminar em 20º lugar, com o tempo de 01:41:23, o que significa que gastou mais 51 segundos, no total, que João Pereira.

Também em declarações prestadas à assessoria de comunicação da Federação, Miguel Arraiolos foi claro nas suas considerações. “A corrida foi sofrida, mas o objectivo foi cumprido. A alteração do percurso de natação foi boa para mim, porque é o meu ponto fraco e assim consegui estar no grupo da frente”, adiantou.

Mais difícil foi a prova de João Silva, que correu os últimos cinco quilómetros do percurso, em claras dificuldades, devido a uma lesão que o atleta português não conseguiu ultrapassar e que o condicionou fortemente, especialmente na fase terminal da competição.

Assim, João Silva terminou a prova de Cape Town no 46º lugar, gastando 01:44:36 para completar o percurso e, assim, deixar uma imagem de sofrimento e superação.

Na prova feminina, Portugal não se fez representar, numa competição que seria ganha pela inglesa Vicky Holland, que venceu, por um segundo de diferença a norte-americana Katie Zaferes. A vencedora passou a linha de meta após 01:49:51, após o início da prova.

Veja todos os resultados no site da ITU.

(foto ITU)