Caros associados, Clubes e Atletas,

Após três anos de mandato como presidente da Federação de Triatlo de Portugal, é com grande honra e com enorme satisfação que me dirijo a vós para apresentar um pequeno balanço relativo a 2015 e apresentar alguns dos objetivos para 2016.

Em 2015, reforçamos a recuperação financeira, criando as condições necessárias para a passagem de uma situação de fundos próprios negativos para uma situação de fundos próprios positivos.

Criamos as condições necessárias para reforçar o investimento na área desportiva, situação que sem bases financeiras sustentáveis, seria desaconselhável ou mesmo impossível.

Embora os últimos três anos se tenham pautado  por fortes constrangimentos tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista de recursos humanos, devido aos cortes no investimento público e privado,  estamos neste momento com as condições necessárias para obter mais apoios públicos e privados. Como exemplo temos já a assinatura de um contrato, realizada esta semana com MEDIS para o naming do Campeonato da Europa.

No que se refere às relações com as autarquias e após vários anos de dificuldades, chegou o momento de viragem com propostas para realizar provas nacionais em novos municípios para o calendário nacional 2016. Após três anos de dificuldades assumidas, devido à política de contenção, estão agora criadas as condições necessárias para o investimento mais sustentado na área desportiva.

Relativamente aos licenciamentos de Clubes e Atletas, mantivemos o crescimento anual de 10%, em número de atletas, de clubes e de escolas. Terminamos o ano de 2015 com 2414 Atletas e 96 Clubes, sendo cerca de 30% jovens, (805) e cerca de 25% do sexo feminino.

No alto rendimento tivemos 210 participações internacionais, sendo 173 de seleção nacional e 37 em representação nacional. Foram ainda conquistadas 16 medalhas a nível internacional.

Em 2016 será o encerrar do ciclo olímpico com a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde temos esperanças de ter presentes três atletas do gênero masculino, pela primeira vez no historial da FTP, e uma atleta do atleta do gênero feminino, situação que não ocorria desde 2008. Sabendo da cada vez maior competição existente nas provas internacionais, é de louvar e de realçar a capacidade de trabalho, o esforço e o espírito de sacrifício existente no Alto Rendimento para atingir os objetivos propostos.

Vamos manter e reforçar os apoios às Escolas de Formação com a criação do cargo de supervisor dos delegados regionais de modo a existir uma maior proximidade entre os clubes e o delegado regional da sua região.

Mantemos a organização da Taça da Europa de Quarteira (Elite e juniores), que em 2016 será a sua 8ª Edição na Elite e 5ª no escalão júnior.

Pela primeira vez será disputado o campeonato nacional de clubes de estafetas mistas, a realizar em Altura, com apuramento para a Liga dos Clubes Campeões Europeus, prova organizada pela ETU.

Como ponto máximo do ano em termos organizativos, será a organização do Campeonato da Europa da modalidade, na cidade de Lisboa, entre os dias 27 e 29 de Maio de 2016 com a particularidade da meta de todas as provas ser no interior do MEO Arena.

Nesta prova contamos com uma grande adesão de atletas nacionais nas provas de grupos de idade e está previsto participarem aproximadamente 2500 atletas entre todos os eventos.

Apesar de não se preverem alterações muito significativas ao nível do financiamento público e autárquico à nossa Federação, estamos convictos que todos estes eventos serão uma mais-valia com retorno imediato e a prazo para o Triatlo, para o desporto Nacional e para a nossa economia em geral.

Temos ainda como objetivo do ano atingir e ultrapassar os 100 clubes licenciados, as 40 escolas de triatlo fruto da proximidade dos delegados regionais e ultrapassar a fasquia dos 2700 atletas.

No dia 31 de Dezembro às 12.00 horas a FTP já linha licenciado para 2016, o número interessante de 1750 atletas.

Assumi há três anos o cargo de presidente da Federação de Triatlo de Portugal, é com um enorme orgulho que olho para a recuperação financeira efetuada, sem descurar a assinalável crescimento em todas as vertentes da modalidade, no entanto, é com uma grande convicção que afirmo estarem criadas as condições para em 2016 fazer mais e melhor, nomeadamente no apoio à massificação do Triatlo.

Quero por isso continuar a executar um trabalho sério e firme, que defenda, sobretudo, os interesses da FTP, dos Clubes e dos Atletas. Assim a seriedade, o dinamismo, a a credibilidade são as marcas desta Direção, privilegiando a modernização e a sustentabilidade em todas as áreas da FTP. Acreditamos que estas serão as premissas para o sucesso no futuro.

Feliz Ano Novo,

Fernando Feijão.