João Silva foi o melhor português na quarta etapa do circuito mundial World Triathlon Series (WTS). O triatleta da benedita foi sétimo classificado em Leeds, Inglaterra, numa prova que ficou marcada pelo regresso de Alistair Brownlee às vitórias.

A comitiva lusa apresentou-se no Reino Unido para a disputa da primeira etapa europeia do circuito que apura os campeões mundiais da modalidade. Entre os melhores triatletas do mundo estiveram presentes cinco dos melhores nacionais que se bateram por representar as nossas cores ao mais alto nível. As provas, masculina e feminina, foram disputadas ao longo de 1,5km de natação, 38.6km de ciclismo e 10km de corrida e tiveram com pano de fundo as pitorescas paisagens campestres de Yorkshire e o centro da cidade de Leeds.

Melanie Santos foi a primeira a enfrentar a concorrência. Apesar de uma boa prestação no segmento inicial de natação, que lhe permitiu manter-se entre o primeiro terço de concorrentes, as sensações da triatleta não foram as melhores ao longo do decorrer da prova. Durante os percursos de ciclismo e corrida tentou encontrar o seu ritmo e terminou a prova na 21ª posição.

Flora Duffy (BER) foi a grande vencedora da competição e confirmou o favoritismo que trazia à partida, cortando a meta final com uma vantagem superior a um minuto para a segunda classificada. A Norte-Americana Taylor Spivey terminou a prova na segunda posição e Alice Betto (ITA) encerrou o pódio feminino no terceiro lugar.

Foram quatro os homens lusos presentes na frente masculina da competição. David Luís juntou-se ao trio olímpico do Rio de Janeiro, composto por João Silva, João Pereira e Miguel Arraiolos, e todos procuraram incessantemente a disputa de pontos para o ranking internacional e Campeonato do Mundo de Triatlo 2017. À saída da água seria mesmo David Luís o primeiro entre os portugueses em competição. Novamente, o mais jovem da comitiva demonstrou excelentes capacidades na natação e provou poder estar entre os melhores do mundo. João Silva sairia da água com pouco mais de dez segundos de desvantagem em relação ao primeiro português, enquanto João Pereira e Miguel Arraiolos surgiriam momentos depois.

Durante o segmento de ciclismo o ritmo intenso que se fez sentir acabou por marcar a competição e pautou as diferenças com as quais a corrida viria a ser disputada. João Silva foi o único português entre o grupo perseguidor da liderança da prova e manteve-se em disputa por um lugar entre os melhores. No final dos 10km que compuseram o derradeiro segmento da competição foi ao sprint que João Silva conquistou a sétima posição na grelha final. O português consegue em Leeds o seu melhor resultado em etapas do circuito WTS desde o terceiro lugar conquistado em AbuDhabi em Março do ano passado.

Miguel Arraiolos não entrou no grupo principal da prova. Contudo, ao registar um dos melhores parciais de corrida do dia cortou a meta na 25ª posição. David Luís foi 36º e João Pereira não se sentiu em condições de disputar a corrida e abandonou a prova.

Alistair Brownlee foi o grande vencedor da etapa de inglesa do circuito WTS. O britânico “da casa” isolou-se com o irmão durante o ciclismo e aproveitou a vantagem para triunfar pelo segundo ano consecutivo em Leeds. Jonathan Brownlee foi segundo e o espanhol Fernando Alarza terminou na terceira posição.

 

Fotografia: ITU