João Pereira conquistou o terceiro lugar no pódio final do Ranking europeu de Triatlo 2017. O olímpico português, atual Campeão da Europa de Triatlo nas distâncias Sprint e Standard, conquistou o feito em Melilla no evento final da Taça da Europa de Triatlo 2017. Apesar de não ter completado a prova, Pereira assegurou pontos suficientes ao longo da presente temporada e somou mais um pódio internacional à sua carreira. Carregando consigo, uma vez mais, as cores da nossa bandeira a lugares de destaque no cenário mundial da modalidade.

Na cidade espanhola de Melilla, João Pereira foi acompanhado por Andreia Ferrum, na prova feminina, e por Pedro Afonso Gaspar, na masculina. Completando um total de 1,5km de natação nas águas dos mediterrâneo, 42km de ciclismo e 10km de corrida, os dois triatletas conquistaram posições que lhes permitiram atingir o primordial objetivo da sua participação, a conquista de pontos internacionais. Andreia Ferrum foi 15ª entre a Elite feminina e Pedro Afonso Gaspar terminou a prova na 19ª posição.

No mesmo fim de semana, no outro lado do Atlântico, foi disputada mais uma etapa da Taça do Mundo de Triatlo onde estiveram presentes três triatletas lusos. Em Sarasota, Flórida, Miguel Arraiolos, Alexandre Nobre e Melanie Santos foram desafiados a desempenhar um último esforço e disputar alguns dos últimos pontos internacionais disponíveis na temporada de 2017. Condicionadas pelas condições climatéricas adversas e pela qualidade da água as provas viram o formato alterado para Duatlo. Melanie Santos, a primeira a entrar em competição, disputou uma prova Standard onde testou os seus limites sob o forte calor que se fez sentir, acabando por sucumbir e não terminando a prova. Nos homens o formato competitivo foi adaptado à distância Sprint e Miguel Arraiolos e Alexandre Nobre procuraram cumprir os objetivos que os levaram à etapa norte americana. Com sólidas performances que lhes valeram o 26º e o 31º lugar, respetivamente, Arraiolos e Nobre completaram mais uma participação internacional e representaram dignamente as cores nacionais.

Os resultados deste fim de semana, em particular a conquista do terceiro lugar no Ranking europeu de Triatlo por intermédio de João Pereira, solidificam a posição de Portugal enquanto uma das maiores nações da modalidade.