João Pereira foi 5º classificado naquela que foi uma prova histórica para o triatlo Nacional. O triatleta do Sport Lisboa e Benfica foi o mais rápido português em prova e conquistou a melhor classificação de sempre para Portugal em competições masculinas nos Jogos Olímpicos.

À partida para a competição alinharam 55 dos melhores triatletas do mundo que procuraram disputar o mais alto título da modalidade. João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos formaram a comitiva lusa e lutaram pelo seu lugar na competição durante os 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Apesar de nenhum dos portugueses ter conseguido integrar o restrito grupo que liderou a competição no exigente segmento de ciclismo, a atitude positiva e perseverança encaminharam João Pereira na perseguição de um lugar entre os melhores em prova. O português uniu forças com Richard Murray (RSA) e os dois desempenharam as melhores performances na corrida. Facto que lhes permitiu recuperar posições e que levou João Pereira ao melhor desempenho masculino de um português na história dos Jogos Olímpicos. João Silva, vítima de uma queda no ciclismo que o condicionou na disputa da competição, foi 35º e Miguel Arraiolos encerrou a sua estreia olímpica no 44º lugar.

A prova foi vencida pelo Britânico Alistair Brownlee que se tornou o primeiro bi-campeão Olímpico da modalidade. Jonathan Brownlee conquistou a prata e o jovem sul Africano Henri Schoeman foi terceiro.

O valor demonstrado e os resultados obtidos comprovam o crescimento da modalidade em Portugal e deixa presente orgulho nas nossas cores.