João Fragoso foi o grande vencedor do Ibericman, Campeonato Ibérico de Triatlo de Longa Distância, que se disputou ontem, sábado, dia 21 de Outubro, e que reuniu mais de quatro centenas de triatletas provenientes de toda a Europa. O português partilhou o pódio com mais dois triatletas lusos que provaram a enorme qualidade do Triatlo Longo em Portugal. Jose Maria Vic, atleta espanhola, foi a vencedora da competição feminina.

A competição que levou triatletas a percorrer a região do Algarve e a província espanhola de Huelva foi palco de disputa do Campeonato Ibérico Triatlo Longa e de Média distância. Com partida assinalada na praia de Montegordo, os triatletas que aceitaram o desafio de 3,9km de natação, seguidos de 170km de ciclismo e de 42 km de corrida iniciaram a prova de olhos postos não só no título ibérico como no desafio único de competir nos dois países que representam a união peninsular.

João Fragoso viria a ser o homem mais forte da competição masculina de longa distância. Vindo de trás desempenhou enorme recuperação no último setor da competição e ultrapassou o espanhol Juan Francisco Fernandez, até então líder da prova e atleta mais rápido nos segmentos de natação e ciclismo. Igualmente com uma boa prestação no último momento da prova esteve Rafael Delaunay Gomes, vencedor em 2014, cortando a meta na segunda posição. Rui Costa, foi terceiro classificado e completou o pódio masculino, somando a terceira medalha para Portugal na principal prova do evento.

Nas mulheres a vitória foi para a triatleta espanhola Jose Maria Vic. Com uma vantagem de vinte minutos superou a melhor triatleta lusa em competição e levou para o seu país o título Ibérico de Longa Distância. A portuguesa Ana Vieira Lopes foi segunda classificada e a sueca Marie Sandberg completou o pódio feminino na terceira posição.

Também na competição de média distância houve mérito de triatletas lusos. Na prova masculina Nelson Palma conquistou o bronze e foi superado apenas pela dupla de espanhóis Gonzalo Orozco e Julio Peña. Na feminina foi Ana Filipa quem brilhou ao cortar a meta em primeiro lugar. Liliana Veríssimo, portuguesa, foi segunda classificada e a triatleta luxemburguesa Susanne Gutjahr terminou a prova na terceira posição.

O Ibericman foi uma organização do Club Deportivo Iberman que contou com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, da Federação Espanhola de Triatlo e da Federação de Triatlo da Andaluzia e com o apoio logístico das Câmaras Municipais de Vila Real de Santo António, Castro Marim, Alcoutim e Mértola e da Província de Huelva. Culminando num evento que completou a sua quinta edição e que levou quatrocentos atletas a participar num belo momento de união e de partilha de gosto pela modalidade que se traduziu num dos melhores ambientes competitivos de 2017.