Gala Fé no Triatlo: competição, prémios e emoção marcaram o evento anual

Foi ontem, 19 de janeiro, que a Gala Fé no Triatlo juntou triatletas , treinadores, dirigentes, famílias e entidade oficiais.

Alcobaça recebeu a Gala anual Fé no Triatlo, onde se juntaram atletas com características que têm tornando esta modalidade muito especial: esforço, dedicação, competição e emoção.

O Cineteatro João d’Oliva Monteiro abriu as portas às 15h para reunir a família do Triatlo. A premiação iniciou com o Campeonato Nacional Jovem, onde se atribuíram os prémios do Campeonato Nacional Individual Jovem e Juvenis. Seguiu-se o Campeonato Nacional Individual de Aquatlo, Campeonato Nacional de Duatlo Cross, Campeonato Nacional de Duatlo Sprint, Campeonato Nacional de Duatlo Standard, Campeonato Nacional de Triatlo Cross e Campeonato Nacional de Triatlo Longa Distância.

Depois do intervalo foi a vez do Campeonato Nacional de Triatlo de Média Distância, Sprint, Triatlo Standard e Cadetes. Os premiados absolutos e Taças de Portugal e Campeonato de Clubes encerraram esta parte da Gala.

Depois dos habituais prémios nacionais, procedeu-se a distinção dos atletas e entidades que se destacaram na época anterior.

João Pereira, Alexandre Nobre, Inês Rico, Tiago Fonseca, Ricardo Batista, Alexandre Montez, Melanie Santos

João Pereira, Alexandre Nobre, Inês Rico, Tiago Fonseca, Ricardo Batista, Alexandre Montez e Melanie Santos foram distinguidos na Gala Fé no Triatlo

As Menções Honrosas foram atribuídas aos atletas que se distinguiram em provas internacionais na época 2018:

Alexandre Montez (Medalha de Prata na prova individual dos Jogos Olímpicos da Juventude e Medalha de Ouro na prova de estafetas mistas);
Alexandre Nobre (Medalha de Ouro Taça Americana de Havana);
Filipe Azevedo (Medalha de Ouro Taça Asiática de Subic Bay)
Gabriela Ribeiro, Inês Rico, Ricardo Batista e Tiago Fonseca (Medalha de Ouro no Campeonato Europa Júnior de estafetas mistas);
João Pereira (Medalha de Ouro Jogos do Mediterrâneo);
Melanie Santos (Medalha e Ouro Jogos do Mediterrâneo)
Ricardo Batista (Medalha de Ouro Taça Europa Juniores Tabor)

Os Prémios Carreira foram atribuídos a Bruno Pais, triatleta do Estoril Praia Triatlo que tinha anunciado este ano que se iria retirar da Competição e Luís Ramos, funcionário da Federação de Triatlo de Portugal que se reformou em 2018 e que viveu o triatlo nas suas diferentes facetas, passando por atleta e treinador, colaborando de forma dedicada e entusiasta, honrando os valores do Triatlo.

O prémio Organizador do Ano foi recebido pela Câmara Municipal de Loulé, organizador da Taça da Europa de Quarteira, cuja prova está também nomeada para Prova do Ano pela ETU (European Triathlon Union).

O prémio Revelação do Ano foi atribuído a Alexandre Montez, pela sua brilhante prestação nos Jogos Olímpicos da Juventude, onde conquistou o título de vice-campeão júnior da modalidade, seguida da medalha de ouro na prova de estafetas mistas. Alexandre Montez foi também Campeão Nacional de Triatlo em Cadetes.

Margarida Góis recebeu um prémio especial: Ética Desportiva. A triatleta da Madeira, de apenas 10 anos, foi captada pelas câmaras fotográficas a colocar uma garrafa no recipiente próprio durante uma competição, uma imagem que se tornou ícone de civismo.

O momento alto foi para os prémios do ano: Atleta Feminina, Atleta Masculino e Treinador do Ano, cujos nomeados foram escolhidos pela FTP e sujeitos posteriormente à votação da comunidade.

As nomeadas para Atleta do Ano Feminina foram: Andreia Ferrum, Helena Carvalho e Melanie Santos.
Vencedora: Melanie Santos

Os nomeados para Atleta do Ano Masculino foram: João Pereira, Ricardo Batista e Vasco Vilaça
Vencedor: Ricardo Batista

Os nomeados para Treinador do Ano foram: Lino Barruncho, André Campos e Paulo Antunes
Vencedor: Paulo Antunes

A Federação de Triatlo de Portugal agradece a presença de todos os envolvidos: atletas, treinadores, dirigentes, familiares e amigos da modalidade staff.

A FTP agradece também, muito reconhecida, a presença e colaboração na entrega de prémios de André Gomes, da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Palheira, Vereador da Câmara Municipal de Leiria; Dinis Duarte, Vereador da Câmara Municipal do Cadaval; Diva Cobra, Presidente do Conselho da Administração da Desmor; Eduardo Pires, Chefe de Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Loulé; João Marrana, vice-presidente da Fundação do Desporto, João Santos, Vereador da Câmara Municipal de Alcobaça, José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal; João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e Juventude; Vera Vaz, representante da Associação David Vaz.

2020-09-04T18:55:33+01:00