Esposende foi palco de dois dias intensos de competição que trouxeram à região minhota centenas de triatletas de todas as idades. O evento organizado pela Câmara Municipal de Esposende em parceria com a Federação de Triatlo de Portugal foi composto por uma prova pontuável para o Campeonato Nacional Jovem, uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo, também pontuável para o Campeonato Nacional de Juniores e Cadetes, e por uma Prova Aberta.

O dia de ontem recebeu a prova mais concorrida da jornada tendo sido disputada a 5ª etapa da Taça de Portugal. Nesse sentido foram mais de duas centenas os triatletas procuraram conquistar importantes pontos para as suas formações numa competição que ficou marcada por um segmento de natação rápido e por percursos de ciclismo e corrida essencialmente planos. A etapa foi conquistada pelo Rio Maior Triatlo e pelo Clube Olímpico de Oeiras em femininos e masculinos, respectivamente. As duas formações voltam a conquistar uma vitória em etapas da competição e mantêm-se na disputa pela mítica prova nacional. O Alhandra Sporting Club foi segundo classificado nas duas frentes e o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica completaram o pódio colectivo feminino e masculino, respectivamente.

Em termos individuais o lado feminino da competição foi vencido por Madalena Almeida. A jovem júnior completou a prova com o melhor parcial de corrida e suplantou a concorrência. Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, sexta classificada no europeu de Youth disputado no passado fim de semana, ficou a menos de um minuto de Madalena e alcançou o segundo posto. Helena Carvalho, Sporting Clube de Portugal, completou o pódio absoluto na terceira posição.

Gil Maia voltou a ser a figura de destaque numa etapa da Taça de Portugal ao conseguir a segunda vitória consecutiva na prova. Depois de se sagrar vencedor em Oeiras alcança, em Esposende, uma vitória apertada e emocionante sobre a concorrência. Com apenas 10 segundos de diferença a separar os 3 primeiros classificados da geral masculina, o experiente triatleta do Sport Lisboa e Benfica levou a melhor sobre Duarte Brás e João Ferreira Pereira. Os dois colegas de equipa no Clube Olímpico de Oeiras ocuparam, respectivamente, o segundo e terceiro lugar do pódio.

Sábado foi dia de competição para os mais novos, com a disputa do Campeonato Nacional Jovem, e para todos os interessados em participar na Prova Aberta. O Alhandra Sporting Club foi, pela quarta vez consecutiva, o grande vencedor da etapa. Desta forma iguala o número de vitórias do Sport Lisboa e Benfica e reforça a sua intenção de disputa pela liderança do Campeonato Nacional Jovem. Aquela que foi a 8ª etapa disputada até ao momento viu o Sport Lisboa e Benfica assegurar o segundo lugar e o Clube de Natação de Torres Novas ficar em terceiro.

Em termos individuais os pequenos vencedores nos diversos escalões foram: Leonor Esteireiro, Águias de Alpiarça, e Francisco Carvalho, Clube de Natação de Torres Novas, nos Benjamins; Beatriz Boal, Clube Natação do Cartaxo, e João Nuno Batista, Clube de Natação de Torres Novas, nos Infantis; Carolina Campos, Núcleo Sportinguista da Golegã, e Daniel Santos, Associação Naval Amorense, em Iniciados; e Inês Rico, Alhandra Sporting Clube, e José Pedro Vieira, Clube de Natação de Torres Novas, no escalão de Juvenis.

O final do dia ficou marcado pela realização de uma Prova Aberta destinada a todos os interessados em participar. Mariana Lopes Silva e Rafael Gomes, Clube Atlético de Oliveira do Hospital, foram o vencedores da prova que se disputou num total de 300 metros de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida.

Mais uma vez Esposende foi um marco no cenário competitivo Nacional e garantiu a união da família do triatlo num fim de semana recheado de competições.