O jovem triatleta português esteve em grande destaque, este sábado, ao ter vencido o Europeu de Duatlo, na categoria de sub-23, em Alcobendas, nos arredores de Madrid. Tendo ficado no sexto lugar da geral absoluta, Filipe Azevedo tornou-se campeão europeu da sua categoria. Um resultado de grande prestígio e que projectará ainda mais o atleta português no futuro.

“Sinto-me bastante bem, não esperava este resultado, mas sabia que podia lutar por uma medalha, embora nunca tivesse pensado em vencer. O meu objectivo continua a ser o triatlo e pretendo continuar a subir no ranking mundial”, descreveu Filipe Azevedo em declarações prestadas à assessoria de comunicação da Federação de Triatlo de Portugal.

Na prova de elite, mas na competição feminina, realce para o oitavo lugar conquistado pela atleta portuguesa, Ana Filipa Santos. “Ia tentar um lugar no pódio e a 400 metros do final ainda era possível chegar ao quarto lugar. Dei tudo o que tinha para conseguir, mas acabei por ficar em oitavo lugar. Corri ao meu melhor nível, mas venceram atletas de grande nível mundial. Estou feliz por poder representar a Seleção Nacional e o meu país. Podem contar comigo com a mesma postura, sempre que for convocada”. anunciou.

Logo a seguir, em nono lugar, outra atleta portuguesa, Cristiana Valente. “A prova correu dentro das minhas expectativas. Foi uma prova bastante exigente, com muita subida em ambos os segmentos. Na primeira corrida consegui enquadrar num grupo de 5 atletas, o que foi bom para o ciclismo! Na bicicleta, junto com algumas atletas do grupo, trabalhei para reduzir vantagem das que seguiam na frente. Tenho a noção que me desgastei com isso e que a segunda corrida foi bastante sofrida, mas se não o fizesse, talvez não tivesse esta classificação. Só tenho que estar contente”.