O Triatlo da Figueira da Foz será o evento decisivo na disputa do Campeonato Nacional de Clubes de 2016 e será disputado no próximo dia 1 de Outubro. A prova organizada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e Federação de Triatlo de Portugal apresenta-se com a particularidade de ser disputada sob o formato de um Contra-Relógio de equipas na distância sprint.

Com a paisagem ribeirinha da Figueira da Foz como pano de fundo, Clubes e atletas procurarão fazer valer as suas qualidades na disputa dos últimos pontos disponíveis para o Campeonato. A foz do Mondego receberá o arranque da competição que fará cumprir um total de 750m de natação, seguidos de 20km de ciclismo ao longo da zona marginal e que terminará com um percurso de 5km de corrida junto à marina.

A peculiaridade desta prova apresenta-se com o formato de Contra-Relógio por equipas onde todos os triatletas serão colocados em teste não apenas pelo seu momento de forma, como também pela sua capacidade de trabalho em equipa e espírito de sacrifício. Neste momento o Sport Lisboa e Benfica encabeça o ranking masculino da competição enquanto que a frente feminina é liderada pelo Rio Maior Triatlo.

A Figueira da Foz será marcada por uma competição única no calendário competitivo Nacional e será palco de decisão da principal competição colectiva de Triatlo realizada no nosso país.