“Um triatlo único no Mundo”. Foi desta forma peremptória que o 5 vezes campeão mundial de triatlo, Javier Gomez Noya, definiu o Médis 2016 Lisbon ETU European Championship, hoje, na  Conferência de Imprensa de lançamento da competição. Em plena pista do MEO Arena, em Lisboa, o atleta espanhol deixou grandes elogios ao Campeonato da Europa que começa já esta quinta-feira, com as provas de Age Groups e Paratriatlo, e que se prolonga até domingo, incluindo as competições de elite, juniores, estafetas e prova aberta.

“Este é o único triatlo que permite transições e chegada dentro de um estádio, com o apoio especial das pessoas que estão nas bancadas. Será um ambiente fantástico”. A opinião do categorizado campeão espanhol, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, foi partilhada por todos os atletas presentes no encontro com a Imprensa, com os portugueses João Pereira, Miguel Arraiolos, João Silva e Melanie Santos, e ainda a holandesa Rachel Klamer, a alinharem pelo mesmo raciocínio. João Silva, que estará com João Pereira e Miguel Arraiolos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em Agosto, encontrou uma surpreendente forma de colocar a questão, provocando a gargalhada geral: “Só o simples facto de cortar aqui a meta[apontando para uma zona da Arena], com toda esta atmosfera e no sítio onde esteve a Britney Spears, já é uma sensação espectacular.”

Fernando Feijão, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, assumiu a organização deste Europeu como o “maior desafio” da sua vida e realçou precisamente o facto de o evento, centrado na Meo Arena, permitir a experiência única de triatlo, para quem participa ou para quem assiste. “Este Campeonato da Europa, o maior desafio da minha vida, é o expoente máximo do Triatlo na Europa. Este é um cenário único e os atletas aceitaram o desafio. Temos cerca de 2000 inscritos, o que faz com que a participação supere as nossas expectativas. No último Campeonato da Europa, neste mesmo local, tivemos cerca de 800 participantes. Queremos que o evento seja uma verdadeira festa do triatlo e convidamos desde já todos os interessados a virem à Meo Arena conhecer a modalidade e perceber que o triatlo é para todos. As portas estarão abertas”, desafiou Fernando Feijão.

Quanto a expectativas de resultados, mais uma vez nota de unanimidade numa abordagem em que a prioridade máxima passa pelos Jogos do Rio de Janeiro. “O mais importante não é vencer mas sim sentir-me bem. Tentarei ficar o mais à frente possível porque se isso acontecer, significa que estou em boa forma. Este ano ainda não fiz nenhuma prova da ITU pelo que não sei muito bem o que esperar. De resto, parece que vai chover o que pode complicar um pouco as coisas na bicicleta, pelo que teremos de ter cuidado para não cair”, afirma Javier Gomez Noya.

Rachel Klamer, a holandesa que ocupa o sétimo lugar do “ranking” de pontos da ITU e, como tal, é a atleta de Elite feminina mais cotada deste Campeonato da Europa, também reforçou o fascínio de um evento que tem o MEO Arena como o centro de toda competição. “É muito especial voltar aqui. É a minha segunda corrida em Lisboa e tenho uma boa ideia do barulho da multidão. Espero fazer uma boa corrida e estou entusiasmada para conseguir um bom resultado”, admitiu.

Portugueses sem pressão

Após praticamente três anos em que o objectivo principal foi garantir qualificação olímpica, a dois meses dos Jogos do Rio de Janeiro – grande objectivo do ano – os atletas portugueses chegam ao Europeu de Lisboa libertos de qualquer pressão.

“Esta é uma boa oportunidade para aferir como estamos, mas a proximidade da prova com os Jogos Olímpicos ainda não vai afectar. Um bom resultado? Seria terminar com a consciência que fiz o melhor possível”, explicou João Silva.

Miguel Arraiolos, que garantiu há pouco mais de uma semana a qualificação olímpica para o Rio de Janeiro, assumiu ser provável pagar a factura de algum desgaste: “Tive uma temporada longa, com a cabeça mais focada na qualificação. Não estou a pensar em resultados. O objetivo é viver o momento e o dar o meu melhor. Provavelmente não vou estar nas melhores condições e o objectivo é viver a prova e o público. Vou partir com tudo o que posso, sem pensar no resultado.”

João Pereira, o terceiro atleta que fecha a comitiva masculina portuguesa no Rio, estreando-se em Jogos Olímpicos, regressou hoje de um estágio em altitude e mostrou-se também muito entusiasmado com a perspectiva de competir em circunstâncias tão especiais: “Não sinto pressão nenhuma. É um sentimento especial correr em frente ao nosso público. Fiz um bloco de treino bastante bom mas não sinto pressão ou stress. Ainda estamos a dois meses dos Jogos Olímpicos e ainda há muito para fazer. Depois de ver a lista de participantes, percebe-se que vai ser uma prova com muito nível. Eventualmente, um bom resultado aqui vai traduzir-se num bom resultado no futuro”, assinalou, lançando um apelo à presença do público no Meo Arena.

Quanto a Melanie Santos, a mais recente revelação do triatlo português, que aos 20 anos de idade surpreendeu ao lutar até à última pela oportunidade por um lugar no Rio de Janeiro (mesmo que o seu percurso natural como atleta esteja orientado para Tóquio 2020), não fechou a porta a um bom resultado em Lisboa, apesar do desgaste dos últimos meses. “Tive um período competitivo muito intenso na procura da qualificação olímpica e infelizmente não consegui. Mas a época ainda não terminou e o Europeu de Elite e de sub-23 ainda são objectivos”, declarou a atleta de 20 anos de idade.

O Médis 2016 Lisbon ETU European Championship é o quarto Europeu realizado em Portugal – 1989 Cascais, 1999 Funchal e 2008 Lisboa, na primeira edição realizada no Meo Arena, então designado Pavilhão Atlântico.