Peniche reunirá no próximo dia 10 de Junho a família do triatlo pela disputa do Campeonato Nacional de Grupos de Idade e do Campeonato Nacional Universitário. A 33ª edição daquele que é o mais antigo triatlo realizado em Portugal será uma organização da Câmara Municipal de Peniche, do Peniche Amigos Clube e da Federação de Triatlo de Portugal.

Evento que tem recebido nos últimos anos a disputa do Nacional de Grupos de Idades, Peniche é um marco na história da modalidade. Com partida na Baía de Peniche, o percurso lança-se em torno da cidade e caracteriza-se pela forte exposição ao vento no segmento de ciclismo. Apresentando-se como uma prova que apesar de essencialmente plana pode mostrar dificuldades em qualquer um dos segmentos.

O Campeonato Nacional de Grupos de Idade e o Campeonato Nacional Universitário serão disputados sob o formato sprint, com um total de 750m de natação, 21,5km de ciclismo e 5km de corrida. No mesmo dia será realizada uma Prova Aberta disputada no formato super-sprint (300m/8km/2km), apresentando-se como uma excelente oportunidade para aqueles que procuram dar os primeiros passos na modalidade.

Peniche será mais uma vez um evento único no calendário nacional que dará a todos os atletas a oportunidade de competir no local onde nasceu o triatlo em Portugal.

Regulamento