Aos Clubes associados na Federação de Triatlo de Portugal são concedidos diferentes tipos de apoio:

1. APOIO À DESLOCAÇÃO ÀS COMPETIÇÕES
  2. APOIO AOS CLUBES COM MAIOR MÉRITO DESPORTIVO;
  3. APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO TRIATLO FEMININO
  4. APOIO AOS CLUBES COM ESCALÕES ETÁRIOS ATÉ JUVENIL, INCLUSIVÉ;
  5. APOIO AOS CLUBES COM ESCOLAS DE TRIATLO;
  6. APOIO À DESLOCAÇÃO ÀS ASSEMBLEIAS GERAIS;
  7. PARCEIROS E PRODUTOS OFICIAIS.

Estas medidas de apoio consistem do seguinte:

APOIO À DESLOCAÇÃO ÀS COMPETIÇÕES

No sentido de incentivar os Clubes a estarem representados nas principais competições realizadas em território nacional existe uma matriz de apoio à deslocação às provas dos Campeonatos Nacionais e Taças de Portugal cujo valor depende do número de atletas envolvidos e da distância do Sede do Clube ao local da prova. Esta tabela é aplicada a Clubes que tenham, pelo menos, 75% dos seus atletas com nacionalidade portuguesa.

Para 2018, a tabela em vigor é a seguinte:

icon Apoio à deslocação a clubes (alterado em 19 Março)

APOIO AOS CLUBES COM MAIOR MÉRITO DESPORTIVO

De acordo com o Plano de Actividades e Orçamento aprovados e o Regulamento Geral de Competições, são atribuídos prémios finais aos clubes melhores classificados na Taça de Portugal PORterra e no Campeonato Nacional de Clubes, desde que participem em, pelo menos, 50% das provas realizadas. O valor e a distribuição destes prémios é feita de acordo com o divulgado na secção Prémios.

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO TRIATLO FEMININO

De forma a incentivar a participação de atletas femininas, a FTP devolverá aos clubes 50% do valor da inscrição das atletas femininas que se inscrevam e participem nas provas de cariz nacional do quadro competitivo da federação. A concretização desse apoio será feito trimestralmente através de recibo emitido pelo clube, após apuramento por parte da FTP do número de atletas femininas que efectivamente tenham participado nas provas contempladas por esta medida.

APOIO AOS CLUBES COM ESCALÕES ETÁRIOS ATÉ JUVENIL, INCLUSIVÉ

Os clubes com atletas de escalões etários correspondentes ao denominado Triatlo Jovem serão apoiados financeiramente no valor correspondente ao pagamento do prémio de seguro dos seus atletas até ao escalão de Juvenis, inclusive, desde que integrados em escolas de triatlo.

APOIO AOS CLUBES COM ESCOLAS DE TRIATLO

O apoio a ser prestado às Escolas é efectuado mediante a apresentação de Programas de Actividade a serem financiados trimestralmente, de acordo com a avaliação efectuada à sua actividade.

A atividade das Escolas de Triatlo têm, definidos no Protocolo celebrado celebrado entre a FTP e a Escola, os objetivos gerais que abaixo se enumeram, podendo ainda, fruto da particularidade de cada uma, haver lugar a objetivos específicos. Os objetivos gerais das Escolas de Triatlo são:

• Iniciar a prática das modalidades de Triatlo, Duatlo e Aquatlo, numa perspectiva de desenvolvimento global dos jovens nas vertentes física, intelectual e social;
  • Formar o Jovem desportista alicerçado em valores que consagrem o respeito pelo adversário, amizade, hábitos de autodisciplina, persistência e auto-superação.

Para mais informações contacte a Secretaria da FTP, através do e-mail secretaria@federacao-triatlo.pt.

APOIO AOS DELEGADOS DOS CLUBES, ATLETAS, TREINADORES E ÁRBITROS PARA DESLOCAÇÃO ÀS ASSEMBLEIAS GERAIS (exceto Assembleias Gerais Eleitorais)

No sentido de incentivar os Clubes e Delegados a estarem representados, e a participar de forma activa, para cada Assembleia Geral é elaborada uma matriz de apoio à deslocação, cujo valor depende da distância do Sede do Clube ao local da mesma.