Medalha de ouro para o Clube de Praças da Armada da Marinha Portuguesa, bronze para Jorge Duarte

No dia 17 de junho realizou-se o Triatlo de Salamanca 2018 que recebeu o Campeonato Ibérico de Média Distância, uma prova que integra os calendários competitivos da Federação de Triatlo de Portugal e da Federação Espanhola de Triatlo. A primeira edição foi o ano passado em territorio nacional, em Monte Gordo, e este ano passou para Espanha, tendo recebido 50 portugueses.

No total, foram quase 400 triatletas que alinharam à partida e que puderam desfrutar do melhor de Salamanca, da vista do rio da Ponte Romana, ou da catedral da bela cidade espanhola.

O percurso de natação realizou-se no rio Tormes, junto à catedral de Salamanca e à ponte de Juan Carlos I. 1,9k, na média distância e 1,5km para a distância standard. O ciclismo passou pela ponte Romana, com quatro voltas para a média distância e duas na distancia standard, com transição no Passeio do Congresso.

CPA / Marinha Portuguesa vence por equipas o Campeonato Ibérico de Média Distância

A equipa do CPA em preparativos para a prova

Alguns triatletas do CPA

A equipa vencedora foi o Clube Praças da Armada da Marinha Portuguesa, enquanto o  primeiro português a passar a meta foi Jorge Duarte, que ganhou a medalha de bronze, alcançando o terceiro lugar da geral.

«Como já é habitual, perdi muito tempo na natação para os primeiros triatletas», explicou Jorge Duarte que referiu também a confusão dentro de água até à primeira bóia. «Depois foi sempre a tentar gastar o menor tempo possível, embora tenha perdido mesmo assim mais de 6 minutos em relação ao primeiro, pelo que saí em 31º lugar.» O Triatleta da Marinha considerou o percurso de ciclismo com alguma dureza no ‘sobe e desce’, mas «como é um segmento onde me sinto muito bem, recuperei 27 lugares e saí para a segunda transição na quarta posição, fazendo o segundo melhor tempo parcial com média de 36,2km». Jorge entrou no percurso da corrida sempre com a ideia que ser possível chegar ao pódio, o que efetivamente aconteceu – 1h14 no segmento de corrida – acabando por conquistar a medalha de bronze e vencer por equipas.

A equipa da Marinha /CPA foi campeã Ibérica pontuando para esta conquista o 3º lugar de Jorge Duarte, a 15ª posição do Idelfonso Mendonça e o 22º lugar de Luís Fernandes, sem esquecer a participação dos outros elementos e a contribuição de toda a equipa para esta vitória.

O triatleta mais rápido a realizar a prova foi Diego Paredes, ficando a seis minutos do segundo classificado Alberto Bravo.

Para consultar mais informações sobre a prova poderá consultar o sitio oficial na internet em

www.triatlonmediadistanciasalamanca.es

Consulte todos os resultados aqui

Ana Rita Santos revalida o título de campeã ibérica de média distância, veja a notícia aqui