O Cascais Triathlon marcará o fim de semana de 24 e 25 de Setembro com a disputa de competições para todas as idades naquele que é dos melhores palcos para a prática da modalidade em Portugal. Organização da 3 Iron Sports em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, o evento receberá, entre outras competições, a disputa da derradeira etapa da Taça de Portugal de Triatlo e a competição do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo.

Depois do sucesso da edição do ano anterior, Cascais volta a receber uma das provas mais concorridas do calendário Nacional. Para os amantes do triatlo em geral, e para os amantes do triatlo longo em particular, a prova de Cascais simboliza um dos pontos altos da temporada competitiva. A oportunidade de competirem nos excelentes percursos da zona e a forte adesão de público que é atraído para as competições marcam uma prova que reafirma o seu lugar no cenário competitivo português.

Sábado, primeiro dia de competições, será marcado pela disputa do ActivoBank Sprint Triathlon. Prova pontuável para a Taça de Portugal de Triatlo e que trará a todos os participantes o desafio de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Clubes e atletas deverão apresentar as suas melhores formações e valores para aquela que será a derradeira, e decisiva, etapa da mítica competição Nacional.

No dia seguinte será disputada a “prova rainha” do evento. Com 1,9km de natação para percorrer, seguidos de 90km de ciclismo e 21,1km de corrida os triatletas que alinharem à partida para esta competição procurarão empenhar-se em cada metro do percurso pela disputa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo ou simplesmente por superação pessoal. Marcada pela beleza dos percursos em todos os segmentos, a prova apresentará a sua maior dificuldade no ciclismo que passará desde Cascais ao Guincho, subindo parte da Malveira da Serra. O parque de transição e Meta serão assinalados na Baía de Cascais e prometem apresentar-se como um dos grandes pontos de atração para quem procura seguir de perto as competições.

O evento será ainda constituído por provas que procurarão envolver triatletas de todas as idades e níveis de preparação. A Olympic Plus adotará um formato de 1,1km de natação, 50km de ciclismo e 10,5km de corrida e estará aberta a triatletas maiores de 18 anos. A Corporate Division by everis será reservada a equipas formadas por empresas e/ou instituições e será disputada por estafetas que cumprirão 1,1km de natação, 50km de ciclismo e 10,5km de corrida. Para os mais jovens será realizado o Kids Aquathlon que, com distâncias alinhadas com os diversos escalões, será uma excelente oportunidade para conhecer a modalidade. Será também disputado um Open Aquathlon que cumprirá distâncias de 300m de natação e 2km de corrida destinada a todos os interessados com mais de 16 anos de idade.

O Cascais Triathlon apresenta-se como um grande evento de união e espírito competitivo que promete preencher um fim de semana de competições e experiências.