O Campeonato da Europa de Lisboa — Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championship —, que teve lugar no Parque das Nações entre 25 e 29 de Maio, saldou-se não só num sucesso organizativo e desportivo mas também de retorno mediático para o triatlo nacional, para Lisboa e para o nosso país.

Esta é a conclusão que se infere da análise dos números entretanto apurados referentes à divulgação na imprensa, online, televisão, rádio e redes sociais.

O retorno media estimado no período compreendido entre 15 de Fevereiro — quando foi apresentada a competição em conferência de imprensa nos Paços do Concelho de Lisboa — e o dia 7 de Junho, data limite estipulada para a recolha de dados, foi de cerca de 2,5 milhões de euros.

A cobertura mediática do evento que envolveu cerca de 2000 atletas foi feita através da presença de 60 jornalistas nacionais e internacionais, com a produção de 199 notícias nos meios nacionais. Em termos televisivos a RTP destacou-se ao assegurar quatro horas e meia de transmissão em directo, isto sem contabilizar reportagens em diferido e o trabalho de outras cadeias de televisão internacionais presentes, como a BBC e a CNN, a divulgação de imagens através da Eurovisão ou a exposição derivada da venda de direitos a canais de televisão em Espanha, França e Hungria.

De referir que também nas redes sociais, o impacto foi notório, com 140 publicações na página de Facebook da Federação de Triatlo de Portugal e da página dedicada à competição a terem um alcance total de cerca de 840 mil pessoas.

Neste capítulo, destaque para o vídeo viral de um triatleta alemão que, após ter sofrido um furo num dos pneus da bicicleta, completou o percurso descalço e com um discurso perfeitamente inspirador. Um feito que impactou cerca de 167 mil pessoas num total de mais de 70 mil visualizações e que foi destaque em alguns sites de referência da imprensa nacional.

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, congratulou-se com mais estes indicadores do triunfo organizativo do Europeu de Lisboa:

“Fizemos uma aposta importante na organização deste campeonato e, especificamente na visibilidade das competições e na promoção de um “Triatlo para Todos”. Queremos que esta seja vista como uma modalidade acessível a todos, do praticante de alta competição ao atleta do quotidiano. Esta competição contribuiu decisivamente para promover o Triatlo, a imagem de Portugal como uma nação de Desporto, e Lisboa como uma capital de turismo desportivo. Estes números que agora possuímos são um sinal positivo do êxito dessa aposta e aos quais ainda teremos de juntar o impacto económico da visita de cerca de 1600 estrangeiros ligados exclusivamente a esta competição.”