O próximo dia 16, sábado, será data de disputa pelo Campeonato Nacional Jovem de Clubes. Numa organização conjunta da Associação Naval Amorense e da Junta de Freguesia da Amora, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, os jovens atletas serão desafiados a competir pelas cores dos seus clubes num Triatlo que terá as margens do Tejo como pano de fundo. No mesmo dia será realizada uma Prova Aberta direcionada a todos os interessados em participar.

Divididos por escalões (Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis) os triatletas terão de percorrer distâncias que variam entre os 50m de natação, 1km de ciclismo, 400m de corrida e os 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida. A natação será realizada no rio Tejo, sendo os percursos de ciclismo e corrida disputados, na sua maioria, na zona ribeirinha. No ciclismo os jovens atletas podem aguardar um percurso sinuoso com algum desnível que apenas não fará parte dos percursos do escalão de Benjamins.

Neste momento o Sport Lisboa e Benfica lidera o Campeonato Nacional Jovem com 3 vitórias consecutivas em etapas. Contudo este sábado, dia 9, todos os clubes terão oportunidade de pontuar na 4ª etapa do Campeonato Nacional Jovem que será disputado sob o formato de Duatlo em Abrantes.

Depois da disputa pelo Campeonato Nacional Jovem, na Amora, será realizada uma Prova Aberta que terá como distâncias 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida e que será disputada nos mesmos percursos do escalão de Juvenis. Esta prova será direcionada a todos os interessados em participar, mostrando-se uma excelente oportunidade para quem procura dar os primeiros passos na modalidade.