Ao longo dos últimos anos a actividade desenvolvida nos Centros de Alto Rendimento vem desempenhando um papel preponderante na obtenção de resultados desportivos de excelência. Dando cumprimento ao planeado e com o objectivo de dar sequência ao trabalho que ali é desenvolvido, são anualmente abertas as candidaturas à integração nos Centros de Alto Rendimento onde a modalidade de Triatlo é desenvolvida: Jamor.

Foi em 1997 que o Triatlo lançou as bases de uma estratégia que visa a obtenção de resultados desportivos de excelência. De entre as medidas delineadas para o concretizar está o desenvolvimento da modalidade em Centro de Alto Rendimento.

 As exigências de um processo de treino que vise a obtenção de resultados de relevo a nível internacional vêm reforçar a necessidade de serem criadas condições excepcionais de preparação e apoio a triatletas com reconhecido potencial. Nesse sentido, a FTP pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos CAR, ali constituindo grupos de trabalho de grande qualidade.