O IV Triatlo da Amora reuniu atletas de todas as idades para a disputa do Campeonato Nacional Jovem e de uma Prova Aberta destinada a todos os interessados em participar. Numa organização da Associação Naval Amorense e da Junta de Freguesia da Amora, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, o evento juntou ainda triatletas Cadetes e Juvenis para uma prova de observação para as Seleções Nacionais.

5ª Etapa do Campeonato Nacional Jovem, o Triatlo da Amora foi disputado por perto de 300 atletas que mais uma vez fizeram valer os seus esforços pela dedicação aos clubes e espírito competitivo. Quebrando as quatro vitórias consecutivas do Sport Lisboa e Benfica que marcaram o Campeonato, o  Alhandra Sporting Club sagra-se vencedor desta 5ª etapa e comprova a sua inegável qualidade na formação de jovens talentos. O segundo lugar na classificação colectiva foi conquistado pelo Fátima Escola de Triatlo e o Sport Lisboa e Benfica segurou a terceira posição. Tendo cada jovem triatleta competido em diferentes distâncias alinhadas com os escalões competitivos, destacaram-se os pequenos vencedores. Letícia Magalhães, Lusitano, e Francisco Carvalho, Clube de Natação de Torres Novas, foram os melhores entre os atletas Benjamins. Mariana Góis, Ludens Machico/Máxima Dinâmica , e João Nuno Batista, Clube de Natação de Torres Novas, venceram o escalão de Infantis. Mariana Mercedes, Individual, e Daniel Santos, Associação Naval Amorense, conseguiram a vitória em Iniciados. Mariana Vargem, Ludens Machico/Máxima Dinâmica, e José Pedro Vieira, Clube de Natação de Torres Novas, venceram o escalão em Juvenis.

Como prova de observação para representação da Seleção Nacional, foi organizada uma partida conjunta para os atletas do escalão de Juvenis e de Cadetes. Nesse sentido, após os 300m de natação no rio Tejo, 8km desafiantes de ciclismo e 2km de corrida os vencedores foram Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, e Tiago Fonseca, Clube Olímpico de Oeiras. Na competição feminina o pódio foi completado por Mariana Vargem, Ludens Machico/Máxima Dinâmica, e Joana Miranda, Clube de Natação de Torres Novas, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. O segundo classificado na competição masculina foi Ricardo Batista, Clube de Natação de Torres Novas, e José Pedro Vieira, Clube de Natação de Torres Novas, completou o pódio na terceira posição.

A Prova Aberta, também disputa em formato Super-sprint, foi ganha por Joana Afonso Pinto, Associação Naval Amorense, e por Rodrigo Pinho, GDR Manique de Cima, num dia completo e preenchido de competições de Triatlo.