A formação masculina do Alhandra Sporting Club e a feminina do Sporting Clube de Portugal foram as grandes vencedoras da Taça de Portugal de Triatlo 2017. As duas equipas mostraram consistência, união e espírito competitivo ao longo de toda a temporada que culminaram na conquista do maior número de etapas de toda a competição. A Taça de Portugal de Triatlo moveu centenas de triatletas durante todas as suas etapas e deu a conhecer onze localidades que abraçaram de forma entusiástica a nossa modalidade e os nossos clubes e atletas.

O Alhandra Sporting Club subiu ao lugar mais alto do pódio da competição masculina por seis vezes durante toda a temporada. Assumindo a liderança apenas da segunda etapa, o Alhandra segurou a frente da prova nas nove etapas seguintes e foi ameaçado de perto por intermédio da formação mais consistente da competição, o Outsystems Olímpico de Oeiras. A formação de Oeiras, segunda classificada na Taça de Portugal de Triatlo, desempenhou uma performance de grande qualidade em todas as etapas, subindo por sete vezes ao segundo lugar do pódio e vencendo em Vila Nova de Cerveira. O terceiro lugar da mítica competição portuguesa foi conquistado pela Associação Naval Amorense numa prestação de qualidade que valeu o bronze.

Em femininos o Sporting Clube de Portugal foi a formação mais dominante. Ainda que ameaçada constantemente pelo Alhandra Sporting Club, segundo na competição, a formação do Sporting liderou a prova nas duas primeiras etapas e manteve-se na luta pelo primeiro lugar até selar a Taça nos momentos finais. O Alhandra conquistou o segundo lugar do pódio com um total de três vitórias em etapas e o Outsystems Olímpico de Oeiras foi terceiro com duas.

A Taça de Portugal de Triatlo 2017 não só foi palco de momentos de grande competitividade que reavivaram a histórica competição como de um grande convívio e partilha do gosto pela modalidade ao longo das onze etapas que levaram clubes e atletas de norte a sul do país. Congratulamos ambos os vencedores da competição e todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para o desenrolar de mais uma edição da nossa carismática prova.