Quarteira foi palco de um dos fins de semana mais emocionantes do calendário Nacional e Internacional. Recebeu duas taças da Europa de Triatlo, Elite e Júnior, e esta manhã albergou a disputa pela 2ª Etapa da Taça de Portugal de Triatlo. Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira e da Federação de Triatlo de Portugal o Alhandra Sporting Club, femininos, repetiu o triunfo alcançado em Altura. Na competição masculina o Rio Maior Triatlo foi a melhor formação e somou pontos cruciais para a disputa da Taça.

O XV Triatlo Cidade de Quarteira reservou para a prova da Taça de Portugal um percurso de 750m de natação no mar do Algarve com partida na praia de Quarteira, um percurso de ciclismo de 20km rápido e entusiasmante e uma corrida final de 5km ao longo do paredão de Quarteira, assinalando a imagem de marca deste evento.

Entusiasmados pelas competições internacionais e pelos excelentes resultados apresentados pelos nossos atletas, foram perto de 400 os triatletas que aceitaram o desafio de participar nesta prova tão carismática para o Triatlo Nacional. Bruno Pais, triatleta do GD Estoril Praia, Olímpico em Pequim2008 e Londres2012, mostrou experiência e superioridade frente à concorrência e isolou-se no segmento de ciclismo. Levou para casa o título individual da competição e delegou Vasco Pessoa, triatleta do Rio Maior Triatlo e, também, internacional pela Seleção Nacional, a segunda posição da tabela. João Mansos, Associação Naval Amorense, completou o pódio no terceiro lugar. Na competição feminina, a prova foi ganha por Ana Ruz. A atleta que compete a título individual bateu Ana Filipa Ferreira por cerca de 40 segundos e Barbara Santos, Rio Maior Triatlo, por mais de 1 minuto.

Em termos colectivos, o Alhandra Sporting Club repete a vitória da 1ª etapa em femininos, delegando o Sporting Clube de Portugal o PORTINADO para segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na competição masculina o Rio Maior Triatlo mostrou superioridade face à concorrência. O Clube Olímpico de Oeiras  e o Alhandra Sporting Club asseguraram a segunda e a terceira posição.

Foi mais um grande fim de semana de competições de triatlo onde a família do triatlo nacional e internacional esteve envolvida. A próxima competição será o Duatlo de Abrantes “João Campos”, prova pontuável para a Taça de Portugal PORterra e esperamos encontrar todos os amantes do duatlo inscritos.