A Federação de Triatlo de Portugal, que usa a abreviatura FTP, nasceu a 16 de outubro de 1989, sucedendo à Associação Portuguesa de Triatlo, criada dois anos antes. A sua sede situa-se na Alameda do Sabugueiro, 1B, Murganhal, em Caxias.

Com estatuto de utilidade pública desportiva, a FTP é membro da European Triathlon Union (ETU) e da International Triathlon Union (ITU), respectivamente, as federações europeia e mundial de triatlo. Também é membro do Comité Olímpico Português (COP), com assento na respectiva Assembleia Plenária, e membro fundador da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

A principal missão da FTP é promover, regulamentar, dirigir e expandir a prática desportiva do triatlo e das modalidades afins – o duatlo e o aquatlo – em todo o território nacional, ao mesmo tempo garantir uma representação condigna dos atletas portugueses em provas internacionais.

Em 2017, a FTP teve 2830 atletas filiados e 106 clubes associados, o que diz bem do enorme crescimento que a modalidade tem tido em Portugal, fruto naturalmente do trabalho realizado pela federação, mas também pelos clubes, a Associação Regional da Madeira e as autarquias.

A FTP dá a cara pela modalidade perante a Administração Pública e as demais entidades públicas e privadas, cabendo-lhe também organizar os respectivos quadros competitivos oficiais – campeonatos nacionais ou regionais – e atribuir os correspondentes títulos.

Os atuais Órgãos Sociais da FTP foram eleitos a 19 de Dezembro de 2016 para o quadriénio 2017-2020. A Lista C, liderada por Vasco Rodrigues, foi a vencedora da eleição para a presidência, com 45 dos 96 votos possíveis.