Organizado pela Câmara Municipal do Cadaval e pela Federação de Triatlo de Portugal o XVI Duatlo do Cadaval é constituído pela 3ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e por uma Prova Aberta. O evento decorrerá domingo, dia 06 de Março, com partidas marcadas para as 9h30 (Prova Aberta) e 11h15 (CN).

Com um percurso assinalado em particular pela subida para o Cadaval no final de cada volta de ciclismo, os atletas poderão deparar-se com uma prova não muito exigente a nível técnico mas que irá oferecer oportunidades para possam fazer a diferença na competição em prol dos seus clubes. Após duas etapas disputadas, em Rio Maior e Arronches, são o Rio Maior Triatlo (feminino) e o Sport Lisboa e Benfica (masculino) que lideram o Campeonato. Sendo esta mais uma grande oportunidade para que as formações procurem criar a diferença e conquistem preciosos pontos na disputa pelo Campeonato.

A anteceder a partida para o Campeonato Nacional de Clubes será realizada uma Prova Aberta onde todos os interessados estão convidados a participar. Disputada no formato super-sprint (2,4km-10km-1,2km) esta prova é direcionada não só aos amantes praticantes da modalidade como a todos os que procura uma primeira experiência na modalidade.