Este ano o Alhandra Sporting Club e o Clube de Natação Torres Novas conquistaram o título de Campeões Nacionais de Clubes de Duatlo, em femininos e masculinos respetivamente. Parabéns aos clubes vencedores e a todos os outros que deram o seu melhor!

Na época de 2019, o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo foi constituído por duas etapas, menos uma que no ano transato que contou com uma prova em Braga. A primeira realizou-se no VI Duatlo de Rio Maior no dia 2 de fevereiro, enquanto a segunda teve lugar no XI Duatlo de Arronches no dia 23 do mesmo mês.

Com as duas etapas do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo terminadas, o Alhandra Sporting Club revalidou o título de Campeão Nacional feminino ao vencer as duas provas do campeonato e totalizar 420 pontos.

Rafael Ribeiro, treinador do Alhandra Sporting Club, refere que «alcançar esta vitória era um dos objetivos do clube, uma meta que se tornou mais fácil com a ausência de algumas equipas na primeira etapa de Rio Maior». Depois das duas etapas, foi a confirmação de mais uma vitória para um clube que é tetra campeão de duatlo feminino!

Em segundo lugar ficou o Clube de Natação de Torres Novas, com 380 pontos, tendo subido ao segundo lugar do pódio nas duas etapas e o Núcleo do Sporting da Golegã alcançou a terceira posição, lugar que ocupou também nas duas provas do campeonato, somando 360 pontos.

Resultados da competição masculino do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo

Em masculinos, foi o Clube de Natação de Torres Novas que subiu ao mais elevado lugar no pódio, ocupando a segunda posição em Rio Maior e a primeira em Arronches, totalizando 390 pontos e conquistando o título de Campeão Nacional.

Paulo Antunes, treinador do Torres Novas, reforçou aquilo que já tinha afirmado, «que apesar de os duatlos não serem prioritários, com uma boa equipa os resultados surgem naturalmente, pelo que obviamente que os objetivos passam por obter coletivamente a melhor classificação possível». Sendo essa a meta a alcançar o mesmo treinador declara que «que é muito bom conquistar este título com a equipa mais nova do circuito nacional».

Na segunda posição ficou o Estoril Praia Credibom, que venceu a primeira etapa em Rio Maior e alcançou o segundo lugar em Arronches totalizando 390 pontos.

O OutSystems Olímpico de Oeiras alcançou a terceira posição com 380 pontos, posição que ocupou também nas duas provas do campeonato.

Resultados Campeonato Nacional Clubes de Duatlo (femininos)

Campeões Nacionais de Clubes de Duatlo contaram com duas provas: Duatlo de Rio Maior e Duatlo de Arronches
Apesar do esforço, não se conseguiu completar o pódio com as três equipas femininas, faltando aqui o Núcleo do Sporting da Golegã

1º lugar Alhandra Sporting Club

Etapa 1 Rio Maior: 210 pontos
Etapa 2 Arronches: 210 pontos
Total: 420 pontos

2º lugar Clube de Natação de Torres Novas

Etapa 1 Rio Maior: 190 pontos
Etapa 2 Arronches: 190 pontos
Total: 380 pontos

3º lugar Núcleo do Sporting da Golegã

Etapa 1: Rio Maior 180
Etapa 2: Arronches 180 
Total: 360 pontos

Resultados do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo (masculinos)

1º lugar Clube de Natação Torres Novas

Etapa 1 Rio Maior: 180 pontos
Etapa 2 Arronches: 210 pontos
Total: 390 pontos

2º lugar Estoril Praia Credibom

Etapa 1 Rio Maior: 210 pontos
Etapa 2 Arronches: 180 pontos
Total: 390 pontos

3º lugar OutsSystems Olímpico de Oeiras

Etapa 1: Rio Maior 190
Etapa 2: Arronches 190
Total: 380 pontos

Pode ver o ranking 2019 aqui

Em 2018, Estoril Praia Triatlo conquistou o título de Campeão Nacional de Clubes de Duatlo na prova masculina, com o OutSystems Olímpico de Oeiras a conquistar a segunda posição e o Alhandra Sporting Club a ficar no terceiro lugar. Na competição feminina foi o Alhandra Sporting Club que conquistou o primeiro lugar no pódio, seguido do Sporting Clube de Portugal que ocupou o segundo lugar e o Alhandra Sporting Club que ficou na terceira posição